Guia vai reunir projetos de arquitetura Aires Mateus em Portugal

Os projetos dos arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus construídos em Portugal vão estar reunidos num guia da editora portuguesa A+A Books que será lançado em 12 de dezembro, no Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa.

Mário de Carvalho

© DR

Lusa
05/12/2019 22:13 ‧ 05/12/2019 por Lusa

Cultura

Arquitetura

'Guia de Arquitetura Aires Mateus - Projetos Construídos Portugal' é o título da obra dedicada aos dois irmãos, inserido na coleção de dedicada aos projetos construídos no país, que já contemplou os arquitetos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça.

A obra, em edição bilingue (português e inglês), com coordenação editorial de Maria Melo e Michel Toussaint, pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, será lançada com a apresentação de uma instalação em vídeo intitulada "A Forma da Sombra Aires Mateus", por Nuno Cera.

O guia procura "estabelecer uma relação entre as obras finalizadas, a partir de imagens e desenhos cedidos pelos arquitetos, e a visão atual do artista plástico Nuno Cera", segundo uma nota da editora.

"Neste livro torna-se evidente a pertinência de uma obra que se estende pelo tempo, pelo território, e que ilustra a evolução do processo e pesquisa dos arquitetos Aires Mateus, atualmente entre os mais internacionais e relevantes da arquitetura portuguesa contemporânea", acrescenta.

Inclui ainda textos da arquiteta Marta Sequeira, que situam as obras selecionadas, e um texto de análise do arquiteto Michel Toussaint, onde enquadra o percurso de Manuel e Francisco Aires Mateus até ao presente.

O ateliê Aires Mateus, fez parte da lista dos 40 pré-selecionados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2017, com o projeto da Sede da EDP em Lisboa.

Manuel e Francisco Aires Mateus participaram, em 2016, na 15.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, tendo também sido selecionados para a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, no Brasil.

Em 2015, o ateliê Aires Mateus venceu o concurso internacional para criar dois museus em Lausanne, na Suíça: o Museu de Design e Arte Contemporânea (Mudac), e o Museu da Fotografia de Elysée.

Em 2014, a dupla de arquitetos venceu o concurso internacional para criar a Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica, um projeto que envolve o centro histórico daquela cidade.

Os irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus nasceram em Lisboa, em 1964 e 1963, e formaram-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Manuel Aires Mateus foi distinguido em 2017 com o Prémio Pessoa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas