Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para Museu Europeu do Ano

O Museu Marítimo de Sesimbra está nomeado para o Prémio Museu Europeu do Ano 2020, cujo vencedor será anunciado em maio, em Cardiff, País de Gales, revelou hoje o Fórum Europeu de Museus, responsável pela organização.

Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para Museu Europeu do Ano
Notícias ao Minuto

19:30 - 05/12/19 por Lusa

Cultura Museu

O Museu Marítimo de Sesimbra é o único português a integrar a lista dos 61 nomeados a este prémio internacional, criado há mais de 40 anos com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

O Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa.

Entre os nomeados para 2020 contam-se museus como o Museu de Herzegovina, na Bósnia, o Museu de Lodève, em França, o Museu Alemão de Espionagem, na Alemanha, a Casa Anne Frank, na Holanda, o Museu Histórico, na Suíça, ou o Museu de África, na Bélgica, reaberto no final do ano passado, depois de mais de uma década de renovação.

O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016 e apresenta um património ligado ao mar e à pesca, fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.

Sendo o mar parte integrante da história de Sesimbra e da sua comunidade, este museu reúne elementos que permitem compreender essa história e essa vivência desde há cinco mil anos, como, por exemplo, um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.

Como viajavam os pescadores de Sesimbra, as devoções marinheiras e marítimas, as várias artes de pesca, o Parque Marinho e o rei D. Carlos são algumas das temáticas que ocupam os vários espaços do equipamento.

Um ano depois de ter aberto portas, o Museu Marítimo de Sesimbra recebeu uma menção honrosa e dois prémios no Prémio Museu do Ano, da Associação Portuguesa de Museologia.

Atribuído pela primeira vez em 1977, o Prémio Museu Europeu do Ano distinguiu nesse ano o Ironbridge Gorge Museums Trust, no Reino Unido.

No ano passado, o prémio foi para o Rijksmuseum Boerhaave, situado em Leiden, Holanda.

Em 2017, o Museu de Leiria foi premiado com o prémio Silletto, um dos galardões mais importantes da cerimónia anual fórum.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório