Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo felicita escritora Djaimilia Pereira de Almeida por prémio

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicitou hoje "vivamente" a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora da edição de 2019 do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, com o romance 'Luanda, Lisboa, Paraíso'.

Governo felicita escritora Djaimilia Pereira de Almeida por prémio
Notícias ao Minuto

17:04 - 05/12/19 por Lusa

Cultura Djaimilia Pereira de Almeida

Num comunicado hoje divulgado pelo Ministério da Cultura, Graça Fonseca "felicita vivamente a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Prémio Oceanos 2019, com o romance 'Luanda, Lisboa, Paraíso', uma história da diáspora que explora os dramas da mudança, da desilusão e da doença".

Os nomes dos vencedores da edição de 2019 do Oceanos foram anunciados hoje em São Paulo, no Brasil. As autoras Dulce Maria Cardoso, de Portugal, que escreveu 'Eliete', e a brasileira Nara Vidal, autora de 'Sorte', foram distinguidas em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

No comunicado, Graça Fonseca recorda que o prémio Oceanos "é um dos mais importantes da língua portuguesa e resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Instituto Itaú Cultural, Brasil".

"Esta iniciativa tem-se destacado como um relevante instrumento para a consolidação e promoção da língua portuguesa, numa parceria entre entidades públicas e privadas. O Prémio representa um diálogo fundamental entre as várias culturas que partilham a mesma língua, expressando, em simultâneo, a sua transversalidade e a força de diversos géneros literários, da prosa à poesia, promovendo a língua portuguesa como um património comum de vários países", lê-se na nota, que termina com os "parabéns" da ministra "a todos os escritores distinguidos nesta edição".

O prémio Oceanos de 2019 teve a participação de 1.467 concorrentes com obras lançadas por 314 editoras de 10 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório