Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Temps D'Images regressa em 2020 pela primeira vez dividido em duas datas

A 18.ª edição do Festival Temps D'Images vai decorrer em 2020, pela primeira vez, em dois momentos do ano, no final de maio e início de junho, e no final de outubro, início de novembro, revelou hoje a diretora artística.

Temps D'Images regressa em 2020 pela primeira vez dividido em duas datas
Notícias ao Minuto

11:07 - 03/12/19 por Lusa

Cultura Cultura

Contactada pela agência Lusa para um balanço da 17.ª edição do festival multidisciplinar, que encerrou no domingo, Mariana Brandão avançou que, no próximo ano, "será a primeira vez na sua existência que o Temps D'Images, se desdobra em dois momentos".

Sobre os motivos desta alteração, já que o certame se apresenta habitualmente ao longo de um único mês em mais de uma dezena de espaços da capital, Mariana Brandão justificou: "O objetivo é para nos articularmos com o calendário da oferta cultural em Lisboa, e otimizar os resultados o mais possível para favorecer o trabalho dos artistas, e a fruição por parte do público".

Questionada sobre se esta mudança no formato temporal será um teste ou definitivo, respondeu que, "em princípio, é para manter".

"Implica um esforço adicional porque temos de multiplicar a comunicação e a parte técnica, mas a equipa mantém-se. No entanto, entendemos que será benéfico para todos. Pensamos que o que faz sentido é articular esforços, e não sobrepor oferta cultural", sustentou.

A 17.ª edição do Festival Temps d'Images iniciou-se em 01 de novembro, com a estreia da 'performance' 'Home is where your heart is', de Vasco Mendonça, e terminou no domingo, com criações de vários artistas, entre as quais 'Religião e Moral', de Maria Gil e Miguel Bonneville, em estreia absoluta.

Ao longo de um mês, o certame apresentou 20 espetáculos, nove em estreia absoluta, e deu carta-branca a Paulo Furtado para celebrar a cinematografia nacional do século XXI.

Questionada sobre o balanço de público do festival, Mariana Brandão disse que "os números ainda não estão fechados, porque ainda vai decorrer o Festival Loops, mas deverá andar à volta dos 1.500 espetadores, que é a média dos últimos anos".

A diretora artística do festival avaliou que o balanço foi "muito positivo", com "algumas surpresas agradáveis nas sessões de cinema do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, com taxas de ocupação de salas muito simpáticas, algumas lotações esgotadas e uma ocupação que satisfez.

"Tendo em conta que muitos dos trabalhos foram estreias absolutas, ficámos muito contentes com a diversidade do programa e com o facto de termos atingido um espetro grande em termos de peças", acrescentou.

O Loops.Lisboa desta edição não terá um prémio, como habitualmente, porque será "uma espécie de balanço comemorativo do que é o festival".

Esta parte da programação ligada ao festival é este ano assinada por Irit Batsry e Alisson Avila, que estendem o certame no tempo para abordar o 'loop', uma forma de cinema.

Desta vez, decorrerá com uma instalação de Bruce Nauman e um filme de Marcel Duchamp, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, que poderão ser vistos de 12 de dezembro a 01 de março.

O Temps D'Images envolveu nesta edição 15 espaços culturais da capital para acolher os espetáculos de dança, teatro, vídeo, música, documentário, filme e performance deste festival fundado por António Câmara Manuel.

Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins, Carlota Lagido, Rita Barbosa, Né Barros e João Martinho Moura, Sara Vaz & Marco Balesteros, Julián Pacomio & Ángela Millano, Frederico Barata, Francisca Manuel com Eduardo Breda, e Adaline Anobile foram alguns dos artistas que marcam presença na edição deste ano do evento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório