Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Instalação sobre a vaidade expõe Narciso na associação Appleton

Os conceitos da vaidade e do narcisismo são examinados ao pormenor na 'performance-instalação' 'Tricotomia da Vaidade', que a Nova Companhia apresenta na quarta-feira, na associação cultural Appleton, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte da produção.

Instalação sobre a vaidade expõe Narciso na associação Appleton
Notícias ao Minuto

09:47 - 03/12/19 por Lusa

Cultura Performance

A 'performance' decorre num dispositivo tricotómico de espelhos e reflexos, onde um Narciso contemporâneo contempla a sua imagem. Impõe-se, todavia, questionar quem é que Narciso observa, de facto, nesse território de espelhos, alertou a produção.

Entre uma "peregrinação sensorial, e uma triangulação baseada a dialética hegeliana", 'Tricotomia da Vaidade' acaba por traduzir-se numa dança "autoerótica e voraz" que examina o poder da imagem e do seu duplo, e os efeitos que o reflexo no espelho provoca nos sentidos, disse.

Como um prisma, "um espelho esconde tanto quanto mostra", pelo que, "sádica e masoquista, a imagem refletida no espelho nunca deixa de ser uma ilusão", conclui.

Concebida e dirigida por João Telmo, e protagonizada por Ricardo Teixeira, 'Tricotomia da Vaidade' tem Martim Pedroso como assistente de direção, enquanto o espaço cénico é de António Mv.

José Álvaro Correia assina o desenho de luz, a música original é de Carlos Morgado e os figurinos são de João Telma e Besta de Estilo.

Produzida pela Nova Companhia, 'Tricotomia da Vaidade' tem vídeo de André Dinis e é apoiada por Clara Andermatt, pelo Espaço Appleton Square e pela associação Vo'art, estrutura que apoia a criação artística contemporânea e que organiza o festival InShadow.

Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural Mercês, Biblioteca de Marvila, Appleton Square, Ler Devagar e Galeria Otoco contam-se entre os espaços de realização da 11.ª edição do InShadow, que começou em 12 de novembro.

'Tricotomia da Vaidade' pode ser visto de quarta-feira a sábado, às 22h00, até 14 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório