Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Filmes de Amenábar e Almodóvar lideram corrida aos Goya

Os filmes 'Enquanto a guerra durar', de Alejandro Amenábar, e 'Dor e Glória', de Pedro Almodóvar, com 17 e 16 indicações, respetivamente, são os mais nomeados aos 34.º prémios Goya de cinema de Espanha.

Filmes de Amenábar e Almodóvar lideram corrida aos Goya
Notícias ao Minuto

20:00 - 02/12/19 por Lusa

Cultura Cinema

Os nomeados nas 28 categorias da 34.ª edição dos Goya, cujos vencedores serão revelados numa cerimónia marcada para 25 de janeiro em Málaga, foram anunciados hoje, na sede da Academia de Cinema de Espanha, em Madrid, pelos atores Elena Anaya e Miguel Herrán.

Tanto o filme de Alejandro Amenábar como o de Pedro Almodóvar competem na maioria das categorias principais dos Goya: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário e Melhor Atriz Secundária.

Na categoria de Melhor Filme, além de 'Enquanto a guerra durar' e 'Dor e Glória', competem 'La trinchera infinita', Jose Mari Goenaga, Jon Garaño e Aitor Arregi (que acumula 15 nomeações), 'Intemperie', de Benito Zambrano e 'O que arde', de Oliver Laxe.

O realizador Pedro Almodóvar, citado pela agência EFE, aproveitou a conferência de imprensa que se realizou após o anúncio para deixar uma mensagem aos políticos: "que o cinema volte a fazer parte da agenda política, porque continuamos com os orçamentos de [ex-ministro das Finanças Cristóbal] Montoro, e não ouvi a palavra cinema em nenhuma das últimas duas campanhas, nem a palavra cultura".

Alejandro Amenábar, por seu lado, afirmou que sentia "alívio" e "orgulho" depois das dificuldades de conseguir avançar com um filme com a Guerra Civil como tema e as críticas que tal gerou em alguns setores.

"A sensação é de alívio, de orgulho, um filme que custa tanto fazer, quando sentes a ligação com as pessoas e o que tentavas contar foi entendido é o maior apoio para um cineasta, sinto que os Reis chegaram mais cedo]", disse o realizador que detém o record de filme mais premiado nos Goya, 'Mar Adentro', com 14 distinções.

Além de Pedro Almodóvar e Alejandro Amenábar, competem na categoria de Melhor Realizador: Jose Mari Goenaga, Jon Garaño e Aitor Arregi ('La trinchera infinita') e Oliver Laxe ('O que arde').

Na categoria de Melhor Filme Europeu, que tinha como candidato português a uma nomeação 'A Herdade' de Tiago Guedes, competem: 'Na Fronteira', de Ali Abbasi (Suécia), 'Os Miseráveis', de Ladj Ly (França), 'Portrait de la jeune fille en feu', de Celine Sciamma (França) e 'Yesterday', de Danny Boyle (Reino Unido).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório