Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Antologia de poemas 'No interior dos contornos' vence prémio literário

A antologia de poemas 'No interior dos contornos', de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do Cartaxo, no âmbito das comemorações do centenário da morte do dramaturgo.

Antologia de poemas 'No interior dos contornos' vence prémio literário
Notícias ao Minuto

18:54 - 30/11/19 por Lusa

Cultura Poesia

O anúncio do vencedor do prémio foi feito hoje à tarde pela vereadora da Câmara do Cartaxo (distrito de Santarém), com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, durante o colóquio 'Marcelino Mesquita, uma construção da memória', que encerrou o programa de comemorações.

Segundo Elvira Tristão, que fez parte do júri do prémio, juntamente com Ana Luísa Vilela e Vítor Madeira Santos, a obra de António Severo (pseudónimo de António Marques Ferreira, de Coimbra) foi distinguida pela "solidez e coesão temática, pela lírica, que alia a riqueza vocabular e métrica a um amplo espectro emocional, que vai da veemência ao sarcasmo".

O colóquio que decorreu hoje à tarde no Centro Cultural do Cartaxo encerrou as comemorações do centenário da morte do escritor, jornalista e político cartaxense que viveu na segunda metade do século XIX, início do século XX, as quais incluíram, além do prémio, a publicação de duas obras inéditas de Marcelino Mesquita e um concurso de rótulos para um vinho comemorativo.

O Prémio Literário Marcelino Mesquita, que o município quer passar a realizar de dois em dois anos, teve nesta primeira edição tema livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório