Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

'Conta-me Como Foi' já tem data para regressar ao pequeno ecrã

Uma década depois, a série portuguesa está de volta.

'Conta-me Como Foi' já tem data para regressar ao pequeno ecrã
Notícias ao Minuto

11:56 - 28/11/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Conta-me Como Foi

Dez anos depois, 'Conta-me Como Foi' está de regresso ao pequeno ecrã, na RTP, já no próximo dia 7 de dezembro, um sábado.

A saga da família Lopes é narrada na década de 80. Como recorda o comunicado da estação pública enviado às redações, a história começa em janeiro de 1984. Entretanto, a família foi crescendo e a António, Margarida, Hermínia, Isabel, Toni e Carlos juntam-se Susana, "uma adolescente de 13 anos que António e Margarida adotaram em criança, assim como Simão e Vítor, os filhos de Toni e de Isabel, respetivamente".

A este núcleo da família soma-se ainda outra personagem, Zé, um primo que regressou de França. "Zé é a personificação do português 'desenrasca' e bem-disposto, que vê em António um exemplo e um irmão mais velho".

Se se recorda desta série, provavelmente lembra-se de que o narrador é Carlos. Continuará a sê-lo neste regresso, mas agora de uma perspetiva de um jovem de 23 anos e não de uma criança de oito anos.

Através da família Lopes, "o 'Conta-me Como Foi' mantém o objetivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país; sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas". Antes, "com a ambição de entreter, com a vontade de mostrar e dar a conhecer o passado recente, com a certeza de ser uma oportunidade descontraída de recordar, rever e reviver um tempo que ainda faz parte da história pessoal das famílias portuguesas", pode ainda ler-se no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório