Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Novo trabalho de Marco Martins estreia-se hoje na Turquia

O novo espetáculo de Marco Martins, 'Perfil Perdido', tem hoje estreia absoluta na sala DasDas, na Turquia, no âmbito da 23.ª edição do Festival de Teatro de Istambul.

Novo trabalho de Marco Martins estreia-se hoje na Turquia
Notícias ao Minuto

06:15 - 28/11/19 por Lusa

Cultura Teatro

No final de 2020, 'Perfil Perdido', que é protagonizado por Beatriz Batarda e Romeu Rua, será apresentado em Lisboa, no Teatro Municipal S. Luiz, acrescentou fonte da produção.

Neste trabalho, o cineasta de 'Alice' e 'S. Jorge' -- que desenvolveu para palco o projeto 'Provisional Figures -- Great Yarmouth', e também encenou 'As Criadas', de Jean Genet - parte da relação pai-filho para abordar questões como género, filiação, domesticidade, animalidade e humanidade.

A condição de ascendência e descendência, "entre muitos outros sentidos possíveis que o espetáculo gera a cada apresentação", é a essência deste trabalho do criador nascido em Lisboa, em 1972, formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa, em 1994.

À semelhança do projeto anterior, 'Provisional Figures', trabalhado e estreado com a comunidade migrante, na cidade pesqueira de Great Yarmouth, no Reino Unido, em 2018, "Perfil Perdido" é criado em palco, em estreita colaboração com os artistas e não é um espetáculo fechado.

'Em constante mutação', a peça inspira-se em textos de autores como Sophie Calle, Siri Hustvedt, Franz Kafka, Édouard Louis, Peter Kubelka, George Oppen, Richard Tuttle, Sylvia Plath, Philip Roth, Sófocles e William Shakespeare.

'Perfil Perdido' cruza literatura, performance, dança, música ou ilusionismo, para criar um terreno imprevisível de reações, perspetivas e emoções, tanto no palco, como na plateia, sublinhou a produção à Lusa.

Os trabalhos de estúdio para 'Perfil Perdido' iniciaram-se há cerca de um ano, durante o qual a equipa realizou residências artísticas, em locais como o Centro de Artes Performativas do Algarve (deVIR/CAPa), em Faro, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no espaço CentQuatre, em Paris, e em O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo.

'Perfil Perdido' é uma criação da plataforma artística Arena Ensemble, fundada por Marco Martins e Beatriz Batarda, em 2007, estrutura em que os dois criadores conjugam os trajetos individuais ao mesmo tempo que procuram novas formas e linguagens teatrais e performativas.

O espetáculo é uma produção do S. Luiz Teatro Municipal, de Lisboa, do Teatro Nacional S. João, do Porto, do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e do Cine-Teatro Louletano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório