Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Prémio Atores de Cinema aproxima jovens artistas ao mercado audiovisual

Cerimónia realiza-se a 3 de dezembro. No mesmo dia, a Fundação GDA promove várias ações centradas na formação dos atores.

Prémio Atores de Cinema aproxima jovens artistas ao mercado audiovisual
Notícias ao Minuto

19:37 - 27/11/19 por Notícias ao Minuto

Cultura Teatro

A edição deste ano do Prémio Atores de Cinema Fundação GDA vai trazer novidades. Além das atribuições dos prémios, o evento, que se realiza no dia 3 de dezembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa, vai promover a aproximação dos jovens artistas ao mercado audiovisual.

De acordo com a organização, antes da cerimónia dos prémios, apresentada pelo ator José Pedro Gomes, o dia será preenchido por ações centradas na formação dos atores, ou seja, serão promovidos encontros dos jovens artistas com produtores que estão em fase de pré-produção de filmes e séries e que procuram atores que possam integrar os elencos dos seus projetos.

Com as ‘Jornadas para o Ator’ (ver detalhes aqui), a GDA pretende, tal como explica Mário Carneiro, diretor-geral da fundação, “promover o trabalho dos atores portugueses, reforçar a sua notoriedade e facilitar a aproximação ao universo do cinema e da televisão, designadamente com os realizadores e produtores, são os grandes objetivos desta iniciativa”.

O Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA compreende três categorias – Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento, às quais correspondem prémios pecuniários no valor de, 3 mil euros, 2 mil e mil.

Um dos traços distintivos deste prémio é tratar-se de um reconhecimento entre pares, ou seja, são prémios de interpretação atribuídos a atores por atores. João Reis, Diogo Dória e Joana Bárcia são os jurados que integram o painel desta edição. Estão incumbidos da tarefa de avaliar a interpretação dos colegas nas obras analisadas – produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano de 2018.

Recorde-se que a GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA é o seu instrumento para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório