Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:34 - 29/11/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

Ainda falta algum tempo, mas o Natal está a chegar e a atmosfera natalícia já se faz sentir. Também há um reflexo desta época festiva nas ofertas culturais com muitos mercados e feiras de Natal, que já poderão ser explorados neste fim de semana.

Para ajudá-lo a saber que opções tem em mãos, o Notícias ao Minuto apresenta-lhe a sua Agenda Cultural, cuja prenda é o facto de não representar custos. 

Na Grande Lisboa, há um desfile de bandas filarmónicas que vai percorrer a Avenida da Liberdade. O mercado de Natal Wonderland está pronto para recebê-lo e há uma boa notícia para os fãs de Harry Potter: um escape room no qual os mais novos podem sucumbir à magia. 

Já no Grande Porto, Matosinhos vai inaugurar as iluminações de Natal em grande estilo e com um concerto de Gisela João. Os The Gift vão festejar 25 anos de carreira em palco. 

Os presentes culturais estão embrulhados. Desfrute deles. 

Grande Lisboa

Desfile de Bandas Filarmónicas

O desfile, que serve para comemorar o 1.º de dezembro, já é uma tradição e vai contar com a participação de mais de 1.600 músicos de 37 bandas filarmónicas e agrupamentos vindos de todo o país. O Grupo de Bombos de Atei (de Vila Real) e a Banda Sinfónica do Exército abrem este VIII Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, que vai decorrer na Avenida da Liberdade a partir das 15h00. 

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março do próximo ano. 

Natal no Wonderland

O Wonderland Lisboa é um dos mercados de Natal que gera mais expetativa. Abre portas este sábado (dia 30) e oferece-lhe uma experiência natalícia, que é válida para miúdos e graúdos. Vai estar no Parque Eduardo VII até ao dia 5 de janeiro de 2020.  

Harry Potter Escape Room

Esta é a possibilidade de realizar o sonho de se tornar um feiticeiro/a. O escape room de Harry Potter é o desafio feito a muggles com idades entre os 10 e os 16 anos. O pensamento crítico, a criatividade, a lógica e o raciocínio de cada participante serão postos em prática para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. O escape room vai ser no polo de Caneças da Biblioteca Municipal D. Dinis, Odivelas, entre este sábado e o dia 14 de dezembro. Requer inscrição prévia. Mais informações aqui

Your Money and Your Life

A exposição da artista Claire Fontaine 'Your Money and Your Life' incide no tema do capitalismo. Obras novas e antigas, que giram em torno de valor, do lucro, da propriedade privada e da objetificação de seres humanos, mantêm um diálogo vivo entre si. "O dinheiro ou a vida" era, no passado, o clamor dos bandidos. Hoje, o capitalismo exige ambos: o nosso dinheiro e o nosso tempo, a mobilização constante da nossa capacidade relacional e da nossa adaptabilidade para suportar condições de vida cada vez mais precárias. Uma exposição que vai estar patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de janeiro do próximo ano. 

Macau, 20 Anos Depois

O Museu do Oriente tem uma programação que assinala o 20º aniversário da transferência administrativa de Macau para a China. Inclui conferências, sessões de cinema e espetáculos. Esta sexta-feira será exibido o filme 'Macau, 20 Anos Depois', de Carlos Fraga. Trata-se de um olhar sobre uma Macau Chinesa onde a cultura portuguesa se faz sentir e continua a marcar presença. Começa às 18h e o bilhete deve ser levantado no próprio dia. 

Grande Porto

Gisela João em Matosinhos

A autarquia de Matosinhos vai inaugurar as iluminações de Natal esta sexta-feira e tem umas prendas para lhe oferecer. As iluminações vão ser inauguradas com um espetáculo de som e luz e fogo de artifício em frente aos Paços do Conselho. Há ainda uma Feira de Artesanato, que se vai manter até ao dia 2 de dezembro, e uma viagem virtual num trenó à terra do Pai Natal. Mas como se isto não bastasse, também pode assistir a um concerto de Gisela João no Coreto do Jardim Basílio Teles. 

Queer Porto 5

Dando continuidade à parceria com a Universidade do Porto, o Queer Porto apresenta uma sessão única com os filmes premiados da sua 5.ª edição, que teve lugar de 16 a 20 de outubro. Esta sessão especial tem início às 21h30. Pode saber mais aqui

A Força da Forma

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto pode ver a exposição 'A Força da Forma' que, nas palavras do curador Mário Moura, "começou na semelhança entre dois livros, um de propaganda a uma ditadura e outro de culinária". Para ver até ao dia 8 de dezembro.

Concerto dos The Gift

A banda The Gift celebrar 25 anos de carreira e vai dar um concerto este sábado no Shopping cidade do Porto. Os The Gift começam a atuar às 17h, mas antes vão ser homenageados antes. Um banda composta por crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos da JAHAS - RockSchool Porto vai interpretar dois temas dos The Gift. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Hora do conto, 'O Elmer'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório