Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Redondo atribui Prémio Literário à obra 'Carta ao Anastácio'

A obra 'Carta ao Anastácio', de Luís Filipe Morais Pereira Marcão, de Reguengos de Monsaraz, venceu o Prémio Literário Hernâni Cidade 2019, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, revelou hoje a autarquia alentejana.

Redondo atribui Prémio Literário à obra 'Carta ao Anastácio'
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/11/19 por Lusa

Cultura Hernâni Cidade

A edição deste ano da iniciativa foi dedicada à modalidade de texto humorístico com o tema 'O que é ser alentejano?'.

O segundo prémio foi atribuído a décimas (composição poética), de Manuel João do Maio Calado, de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

A obra 'Compadri, vou-lhe contari?', de Maria Paula da Silva Nunes Duarte Marques, de Penela, conquistou o terceiro prémio.

O júri decidiu atribuir uma menção honrosa à obra 'O que é ser alentejano?', de Paula Cristina Direito Rabaça, de Manteigas.

A Câmara Municipal de Redondo pretende com o prémio literário homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila, e incentivar a criatividade literária e o aparecimento de novos autores entre jovens e adultos.

A cerimónia de entrega dos prémios da 24.ª edição da iniciativa está marcada para o dia 30 deste mês, às 15:00, no auditório do Centro Cultural de Redondo, que inclui um momento musical pelo Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório