Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Acrobata português participa em festival circense no sul da China

Duas vezes campeão europeu pela seleção portuguesa de ginástica acrobática, Gonçalo Roque participa esta semana num dos "melhores festivais" circenses do mundo, realizado em Hengqing, localidade chinesa que quer apoiar diversificação da economia de Macau.

Acrobata português participa em festival circense no sul da China
Notícias ao Minuto

08:31 - 21/11/19 por Lusa

Cultura Circo

"Nós nunca pensamos fazer disto a nossa vida, mas neste momento fazemo-lo e andamos sempre a saltar de um lado para o outro", conta à agência Lusa o português, de 30 anos, após uma atuação no Festival Internacional de Circo da China, que decorre esta semana em Hengqing (Ilha da Montanha).

Formado em ciências do desporto pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, Gonçalo desistiu de competir em 2013, para seguir carreira como treinador, mas um convite enviado pela polaca Kinga Grzeskow através da rede social Facebook, para participar num projeto em Maiorca, atirou-o de volta para os palcos.

"Pensei que voltaria depois à minha vida normal em Portugal", recorda, "mas a seguir participei em espetáculos em Hong Kong, Austrália ou Pequim e nunca mais parei".

"Já temos contratos assinados para os próximos três anos. Temos as coisas controladas. Está a correr súper bem", conta.

O espetáculo de ginástica circense protagonizado pela dupla, chamada Duo Destiny, foi criado por ambos os protagonistas, e consiste em equilíbrio mão a mão - basicamente ginástica acrobática mas sem as regras daquele desporto, com interação em diferentes posições ou transições.

É Gonçalo que tem de suportar em força e resistência o peso de Kinga durante o espetáculo: "Ela tem de ter muita confiança em mim, em muitas situações fica em risco de cair de cabeça no chão", descreve.

O Festival Internacional de Circo da China, que vai na sua sexta edição, reflete os esforços das autoridades de Hengqing em impulsionar a indústria do entretenimento, visando diversificar a oferta de Macau, o centro de jogo mundial situado no outro lado do rio.

A Zona Piloto de Comércio Livre de Hengqin, que pertence à cidade de Zhuhai, já está ligada à região semiautónoma da China por um posto fronteiriço aberto 24 horas por dia e um túnel de acesso ao novo ?campus' da Universidade de Macau, cujo terreno foi cedido temporariamente por Zhuhai a Macau.

"Desde o início que a nossa intensão e orientação é sobretudo promover um desenvolvimento diversificado das indústrias de Macau", resume à agência Lusa o diretor do comité administrativo da Nova Área de Hengqing, Yang Chuan.

Gonçalo Roque revela que o evento circense que se realiza anualmente em Hengqing é um dos "melhores e mais bem pagos" espetáculos do género no mundo, e uma porta de acesso para o emergente mercado de entretenimento do continente chinês.

"Dizem que há muitas portas que se abrem aqui: muitos contratos e muitas propostas", resume.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório