Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/11/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

Sem ideias para o fim de semana? Há sempre propostas culturais que podem resultar num bom programa. As sugestões que o Notícias ao Minuto lhe apresenta têm um bónus relevante: são amigas do seu bolso. 

Na Grande Lisboa, tome nota da exposição de Claire Fontaine 'Your Money and Your Life', que tem como tema o capitalismo e que levanta questões pertinentes na sociedade atual

O LEFFEST vai organizar uma sessão de curtas-metragens de animação que promete entreter toda a família. 

No Grande Porto, destaque para a temporada de música clássica em Matosinhos. O concerto deste fim de semana fica por conta do Quarteto de Cordas de Matosinhos. 

Grande Lisboa

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março do próximo ano. 

Cinema de animação LEFFEST 

No âmbito do Serviço Educativo do LEFFEST, projecto especialmente dedicado à comunidade, vai decorrer uma sessão de cinema reservada às famílias no Espaço Nimas. No programa constam duas curtas-metragens de animação de José Miguel Ribeiro, 'Papel de Natal' e 'Passeio de Domingo'. Esta sessão vai começar às 11h deste sábado

Exposição 'Cores e Formas'

O artista Rui Guerra é um autodidata cujos trabalhos refletem, de um modo concentrado, o seu imaginário. A exposição 'Cores e Formas' dá a conhecer as obras de Rui Guerra. Inaugurada este sábado, a exposição vai estar em vigor até ao dia 7 de dezembro. Pode ver 'Cores e Formas' na Casa da Cultura dos Olivais. 

Coleções de Arte Russa

O calendário da igreja ortodoxa russa homenageia cerca de 260 imagens milagrosas de Nossa Senhora, existindo naquele país mais de 860 diferentes iconografias marianas. Nos museus portugueses é possível encontrar-se algumas imagens de arte russa dedicadas a Virgem Maria, nomeadamente no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, e no Museu Municipal dos Condes de Castro Guimarães, em Cascais. Esta exposição é dedicada às imagens pertencentes a estas duas coleções e vai estar patente no Museu de São Roque até este domingo.

Cinema na Crew Hassan

Tendo como mote um ciclo de filme noir europeu, a associação cultural Crew Hassan vai exibir este domingo 'Ascenseur pour l'echafaud' (1958), realizado por Louis Malle. O filme marcou a estreia de Malle na realização e ajudou a cimentar a carreira da atriz Jeanne Moreau. A longa-metragem vai ser exibida às 18h30. Pode saber mais aqui

Your Money and Your Life

A exposição da artista Claire Fontaine 'Your Money and Your Life' incide no tema do capitalismo. Obras novas e antigas, que giram em torno de valor, do lucro, da propriedade privada e da objetificação de seres humanos, mantêm um diálogo vivo entre si. "O dinheiro ou a vida" era, no passado, o clamor dos bandidos. Hoje, o capitalismo exige ambos: o nosso dinheiro e o nosso tempo, a mobilização constante da nossa capacidade relacional e da nossa adaptabilidade para suportar condições de vida cada vez mais precárias. Uma exposição que vai estar patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de janeiro do próximo ano. 

Grande Porto

Música Clássica

No âmbito da temporada de música clássica em Matosinhos, este sábado pode assistir a um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Serão tocadas obras de Alexander Borodin e Béla Bartók. O concerto vai ter lugar na Igreja de São Mamede de Infesta e começa às 21h. 

A Força da Forma

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto pode ver a exposição 'A Força da Forma' que, nas palavras do curador Mário Moura, "começou na semelhança entre dois livros, um de propaganda a uma ditadura e outro de culinária". Para ver até ao dia 8 de dezembro.

Há música no mercado

Gosta do choro, a música brasileira? Então vai gostar do concerto deste sábado no Mercado do Bom Sucesso. O Clube do Choro - Porto, um projeto criado por Chico Bastos, Henrique Neto, Saulo Giovannini e Felipe Bastos vai subir ao palco às 22h deste sábado. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier de ciência, 'Foguetes espaciais'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório