Ampliação do Museu Carlos Machado deverá arrancar em janeiro

As obras de ampliação do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, abrangendo as reservas visitáveis e a área expositiva de curta duração, em Ponta Delgada, Açores, deverão arrancar na primeira semana de janeiro, foi hoje anunciado.

Última Hora

© iStock

Lusa
15/11/2019 22:19 ‧ 15/11/2019 por Lusa

Cultura

Ponta Delgada

Numa nota enviada às redações, o Governo dos Açores adianta que "o Tribunal de Contas, através da Secção dos Açores, já concedeu o visto" à empreitada que "deverá ter início na primeira semana de janeiro" e tem "um prazo de execução de 450 dias".

As obras estão orçadas em mais de três milhões de euros.

Esta ampliação do Núcleo de Santo André, do Museu Carlos Machado, localizado na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, abrange uma área total de 3.186 m2 e inclui o arranjo dos espaços verdes.

A empreitada, segundo o executivo regional, tem por objetivo "a criação de uma área expositiva de curta duração e acervo visitável, de modo a complementar os espaços já existentes e pertencentes ao Museu Carlos Machado, ajustando-o às necessidades recreativas, culturais e de lazer locais".

"Uma vez que os espaços que estão afetos ao museu não dispõem de áreas suficientes para armazenar o vasto espólio a ele pertencente, nem de espaços amplos ou de dimensões adequadas para albergar exposições fixas ou temporárias de maior porte, torna-se necessário a criação de um edifício com espaço de reservas para apoio aos três núcleos do Museu Carlos Machado, bem como uma sala de exposições de dimensões adequadas para exposições de curta duração, espaços ausentes do edifício existente do Núcleo de Santo André", explica ainda.

Localizado no extremo sudoeste do jardim, o edifício a construir desenvolve-se "em três pisos".

A empreitada vai abranger ainda obras no jardim existente que "será totalmente redesenhado e adaptado às condições de acessibilidades", num "desenho simples que estabelece a união e interação entre o edifício existente" e aquele que será projetado e, assim, permitir "a utilização desta área como espaço de lazer, mas também museológico".

Estão projetadas zonas de 'deck' de madeira sobre os relvados, onde poderão estar expostas peças no exterior.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas