Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

'Os Nossos Dias Poucos e Desalmados' estreia-se no Porto

Um segredo de família e a violência verbal, psicológica e doméstica são o mote da peça "Os Nossos Dias Poucos e Desalmados", do dramaturgo irlandês Mark O'Rowe, que se estreia na próxima quinta-feira, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

'Os Nossos Dias Poucos e Desalmados' estreia-se no Porto
Notícias ao Minuto

20:33 - 14/11/19 por Lusa

Cultura Mark O'Rowe

"O argumento do texto assenta precisamente nisso [no segredo de família] e num tipo de violência latente que vai estando por debaixo dos diálogos", desvendou hoje o encenador João Cardoso, após o ensaio para a imprensa, que descreveu a peça "inquietante" com "violência verbal e psicológica".

Em toda a peça, escrita em 2014, há uma "constante inquietação" e "tensão", descreve João Cardoso.

"É uma violência que existe entre as pessoas, porque, como têm uma coisa a ocultar, aquilo que vai acontecer é que acabamos por despejar essa violência nos outros, e cada um vai sofrendo essa violência", descreveu João Cardoso, referindo que a maior parte das coisas são "lidas sem serem ditas" aos espetadores.

A peça divide-se em dois atos e seis cenas, conta com cinco personagens e toda a ação desenrola-se na sala de estar da casa de família, onde os diálogos, por vezes frenéticos, outras vezes pontuados por silêncios e sussurros, são a característica que se destaca na dramaturgia de João Cardoso.

O espetáculo 'Os Nossos Dias Poucos e Desalmados', que fica patente do Teatro Carlos Alberto (TeCA) de 21 a 30 de novembro, é uma das cinco peças de um ciclo que o Teatro Nacional de São João (TNSJ) dedica ao dramaturgo irlandês Marck O'Rowe, considerado o "responsável pela renovação do teatro na Irlanda, em meados da década de 90", bem como pelo seu "relançamento internacional", lê-se no dossiê de imprensa, entregue hoje aos jornalistas.

No próximo dia 18 de novembro, no espaço do TNSJ, vão decorrer leituras de algumas obras do dramaturgo irlandês, e vai ser também lançado o 31.º volume da coleção TNSJ com a editora Húmus, e que reúne três peças de 0'Rowe -- 'Os Nossos Dias Poucos e Desalmados', 'Made in China' e 'Ossário'.

'Made in China', espetáculo para maiores de 16 anos, vai estar em cena no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, nos dias 25 e 26 de novembro, e conta com Pedro Frias na enceneação.

O ciclo dedicado a 0'Rowe termina nos dias 02 e 04 de dezembro, com os monólogos de Sarna, para maiores de 16 anos, com encenação de João Cardoso, diretor artístico da ASSéDIO, e, na interpretação, com o ator Pedro Frias.

Os ingressos para a peça 'Os Nossos Dias Poucos e Desalmados', um espetáculo para maiores de 14 anos, têm o valor de 10 euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório