Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade em Sófia vai criar Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, anunciou hoje o Instituto Camões, lembrando que já existem 20 escolas na Bulgária que ensinam português aos alunos do ensino secundário.

Universidade em Sófia vai criar Cátedra José Saramago
Notícias ao Minuto

06:19 - 11/11/19 por Lusa

Cultura José Saramago

O protocolo para a criação da Cátedra José Saramago na Universidade de Sófia 'Sveti Kliment Ohridski' é celebrado hoje com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

De acordo com o instituto, esta é a 50ª cátedra em universidades estrangeiras.

A cátedra, que terá José Saramago como patrono, vai "refletir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária, país onde, para além de universidades, a língua portuguesa é ensinada em 20 escolas, a cerca de 800 alunos do ensino secundário", refere o instituto, em comunicado enviado à Lusa.

A cátedra irá consolidar os Estudos Portugueses na Faculdade de Filologias Clássicas e Modernas da Universidade de Sófia e alargar o âmbito de ação de professores e investigadores nessa área.

No âmbito das suas atribuições, o Instituto Camões definiu como propósito central para a rede de cátedras criadas em 50 universidades estrangeiras o apoio ao ensino em programas graduados e à investigação em múltiplas áreas disciplinares e multidisciplinares, como a Linguística, a Literatura, a História ou os Estudos Pós-coloniais, visando, assim, em simultâneo, incrementar o estatuto do português como língua de ciência e de conhecimento.

A notícia surge a poucos dias do aniversário de José Saramago, que nasceu em 16 de novembro de 1922 - se fosse vivo, faria 97 anos.

José Saramago foi o único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa, galardão que lhe foi atribuído em 08 de outubro de 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório