Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Precursor da bossa nova João Donato apresenta 'Donato Elétrico'

O pianista brasileiro João Donato, um dos precursores da bossa nova, apresenta na quarta-feira, em Lisboa, 'Donato Elétrico', álbum em que voltou aos pianos elétricos 'vintage' e sintetizadores analógicos, "para diversificar um pouco", como disse à Lusa.

Precursor da bossa nova João Donato apresenta 'Donato Elétrico'
Notícias ao Minuto

11:17 - 10/11/19 por Lusa

Cultura Bossa Nova

Aos 85 anos, João Donato garante "alegria, felicidade, contentamento e boas energias" a quem o for ver na quarta-feira ao B.Leza, naquela que será a sua terceira atuação em Portugal. Em 2009, passou pela Casa da Música (com Emílio Santiago e Joyce) e em 2013 apresentou-se no Espaço Brasil da Lx Factory, em quarteto.

O pretexto para o regresso a Lisboa é 'Donato Elétrico', editado em 2016 e o primeiro com composições inéditas em quase 15 anos, no qual voltou a tocar pianos elétricos 'vintage' e sintetizadores analógicos, "para mudar um pouco, para diversificar um pouco".

"Eu vinha gravando muito discos cantando e tocando piano acústico e resolvi mudar um pouco a vestimenta, a roupagem", contou à Lusa, numa conversa telefónica a partir do Rio de Janeiro, onde vive.

Desta vez, tocará acompanhado de elementos da 'big band' brasileira Bixiga 70, de São Paulo, com quem gravou "Donato Elétrico".

E o alinhamento vai incluir "músicas deste disco e outras músicas que não estão neste".

João Donato chegou aos Bixiga 70 por sugestão do produtor Ronaldo Evangelista e deslocou-se a São Paulo para gravar com a banda: "São mais novos, outra geração e eu resolvi gravar com eles para mudar um pouco a sonoridade".

Aos 85 anos, João Donato continua a acompanhar o que vão fazendo as novas gerações. "Os novos músicos procuram-me muito para gravar com eles", partilhou.

Além disso, um dos filhos de João Donato, Donatinho, de 30 anos, costuma mostrar-lhe "muitas coisas novas". "Ele mostra-me cantores novos, músicos novos", contou, lembrando que em 2017 gravou com o filho "Sintetizamor", álbum que acabou por ser premiado.

Pianista, compositor e arranjador, João Donato foi, na década de 1950, um dos percursores da bossa nova. Na década seguinte deixou-se seduzir pelo jazz e pela música afro-cubana, impondo-se posteriormente como um autor incontornável da Música Popular Brasileira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório