Meteorologia

  • 13 NOVEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Festival de fotografia para promover e valorizar património paisagístico

A Câmara Municipal de Manteigas vai organizar, nos dias 22, 23 e 24, o VI Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2019, com a temática "As imagens (que) marcam o lugar", foi hoje anunciado.

Festival de fotografia para promover e valorizar património paisagístico
Notícias ao Minuto

17:30 - 08/11/19 por Lusa

Cultura Manteigas

O evento, com entrada gratuita, que "promove e valoriza o património paisagístico da região", contará com a presença de onze oradores de referência, incluindo o fotógrafo francês Alexandre Deschaumes.

Segundo o município de Manteigas, no distrito da Guarda, a edição deste ano do festival "ficará assinalada pela 'masterclass' 'Técnica e Visão por detrás da Viagem Etérea', do reconhecido fotógrafo francês Alexandre Deschaumes, pelo debate sob o mote 'A Fotografia e os Lugares: promoção ou destruição?', e ainda por diversas apresentações que vão subir ao palco do evento através de um vasto e rico conjunto de oradores/fotógrafos".

"Em pleno outono, esta é a época propícia para os amantes da fotografia e da natureza visitarem a região da Serra da Estrela, pintada de dourado", refere a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, o evento, que inclui 'masterclass', palestras, um passeio fotográfico, um concurso de fotografia e demonstração de equipamento, é a "oportunidade perfeita" para os participantes trocarem ideias e partilharem conhecimentos.

O evento conta com mais um dia de atividades em relação às edições anteriores, (22 de novembro, Dia da Floresta Autóctone), que será dedicado à comunidade escolar e que prevê a realização de sessões sobre o tema 'Explorar e Fotografar a Paisagem', bem como uma saída de campo, sob a orientação do Museu da Paisagem.

O VI Festival de Fotografia de Paisagem de Manteigas terá como fio condutor a temática 'As imagens (que) marcam o lugar', lembrando a autarquia que as Nações Unidas reconhecem, desde 1992, "a relação do Homem com a paisagem natural como um fator de extrema importância para o futuro" do planeta, "tendo criado o conceito de Paisagem Cultural, protegendo cada lugar classificado, ao mesmo tempo que o potencia como destino turístico de eleição".

As inscrições para participação no evento decorrem até ao dia 21.

A nota lembra ainda que o IMAGINATURE acolhe o XXXIII Concurso Fotográfico de Manteigas que é, provavelmente, o mais antigo concurso de fotografia nacional de natureza, que na edição deste ano contou com cerca de uma centena e meia de participantes e recebeu cerca de 750 imagens.

O concurso irá reconhecer os fotógrafos que se destacaram nos temas 'Manteigas: Vale por Natureza', 'Paisagens Naturais de Portugal' e 'As imagens (que) marcam o lugar' e distinguir o Fotógrafo de Paisagem do Ano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório