Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estreia hoje peça de teatro sobre o último rei muçulmano do Algarve

A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) estreia hoje 'Ibn Qasi -- O Rei iniciado no Algarve', peça centrada na vida do último rei muçulmano do Algarve e na sua amizade com o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques.

Estreia hoje peça de teatro sobre o último rei muçulmano do Algarve
Notícias ao Minuto

11:15 - 08/11/19 por Lusa

Cultura Faro

Adaptada a partir de um texto do autor espanhol José Carlos Fernández, a peça aborda a relação de amizade entre ambos os reis, comprovada, segundo o diretor artístico da ACTA, pelo facto de D. Afonso Henriques ter oferecido a Ibn Qasi três presentes simbólicos: uma lança, um escudo e um cavalo.

"Estes presentes têm uma carga simbólica muito forte que nós procuramos trazer para este espetáculo", contou Luís Vicente à Lusa, sublinhando que o texto que lhe dá origem à peça "é contemporâneo, de matriz histórica", abordando problemas que, apesar de se reportarem ao século XII, "continuam a acontecer nos nossos dias".

De acordo com a pesquisa de Luís Vicente, o assassinato de Ibn Qasi por outros muçulmanos, em Silves, poderá estar relacionado com a aliança que estabeleceu com o primeiro rei de Portugal, numa altura em que o Algarve era um reino independente, no território de Al-Andalus, que hoje corresponde à Península Ibérica.

Segundo o diretor artístico da ACTA, responsável pela dramaturgia e encenação, e que interpreta a personagem de Ibn Qasi, a alusão ao rei "iniciado" está relacionada com a sua espiritualidade, uma vez que acreditava que a conquista do território era mais pela via espiritual do pela via militar.

"Ibn Qasi quando fala em guerra santa, conhecida por 'jihad', fala de uma guerra interior que cada ser humano tinha que fazer consigo próprio e não propriamente uma guerra contra um inimigo", concluiu.

O espetáculo envolve ao todo a participação de 29 pessoas, incluindo atores, músicos, que vão tocar ao vivo, bailarinas e também nove alunos estagiários do curso de Interpretação da escola secundária Tomás Cabreira, em Faro.

A antestreia está marcada para hoje, às 21:30, no Teatro Lethes, em Faro, e a peça ficará em cena até ao dia 30 de novembro, com exibições às sextas-feiras (15:00), sábados (21:30) e domingos (16:00).

O preço dos bilhetes é de 10 euros, com descontos para maiores de 65 e menores de 30 anos (7,50 euros) e estudantes (5 euros).

No âmbito deste espetáculo haverá ainda duas palestras de entrada livre, no Teatro Lethes, com Alexandre Honrado, no dia 15 de novembro, às 18:30, e frei Fernando Ventura, no dia 22, à mesma hora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório