Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Gonçalo Byrne doa acervo com mais de 160 projetos à Casa da Arquitetura

O arquiteto Gonçalo Byrne vai doar um acervo pessoal composto por 160 projetos à Casa da Arquitetura, em Matosinhos, anunciou hoje a entidade, que irá formalizar a doação numa cerimónia marcada para sábado.

Gonçalo Byrne doa acervo com mais de 160 projetos à Casa da Arquitetura
Notícias ao Minuto

14:50 - 04/11/19 por Lusa

Cultura Porto

O acervo irá juntar-se a projetos que a Casa da Arquitetura já acolheu desde a inauguração, há dois anos, doados, nomeadamente, por Eduardo Souto de Moura, João Álvaro Rocha, Pedro Ramalho, Francisco Melo e Jorge Gigante.

Gonçalo Byrne é autor, entre outros, dos projetos da Reitoria da Universidade de Aveiro, do Instituto de Ciências Aplicadas e Tecnologia, em Lisboa, da remodelação de vários espaços do Teatro Nacional D. Maria II, também na capital, do Museu do Mosteiro de Alcobaça, do Museu Industrial da Baleia, nos Açores, do Teatro Municipal de Faro, ou da Cité de La Musique em Genebra, na Suíça.

Fonte da Casa da Arquitetura indicou à agência Lusa que o conjunto de projetos - criados desde os anos 1990 até à atualidade - apresenta diferentes tipologias, desde habitação a planeamento, arquitetura de interiores, equipamentos urbanos, reabilitação e requalificação urbanística, laboratórios, universidades, localizados em Portugal e no estrangeiro.

Nascido em janeiro de 1941, em Alcobaça, o arquiteto Gonçalo Byrne estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) e constituiu gabinete próprio em regime exclusivo a partir de 1975.

Fundou o gabinete GB Arquitetos em 1991, e formou, com o arquiteto Manuel Aires Mateus o gabinete GBMM Arquitetos Associados, em 1993.

Desde 1970, é membro da Ordem dos Arquitetos e, desde 2008, Membro da Ordem dos Arquitetos da Província de Vicenza, em Itália.

Pertenceu à Direção da Secção Portuguesa da União Internacional de Arquitetos, tendo sido delegado em assembleias mundiais e congressos desta organização.

Foi diretor do Jornal Arquitectos entre 1985 e 1987, e tem obras e trabalhos teóricos editados em publicações nacionais e estrangeiras em Alcobaça, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Funchal, Lisboa, Jesolo (Itália) e Lovaina (Bélgica).

Foi distinguido com Prémio Piranesi "Prix de Rome", em 2014.

A cerimónia de doação vai decorrer no sábado, às 16:00, no Arquivo da Casa da Arquitetura, e é de entrada livre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório