Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Raquel' vence Festival Vista Curta de Viseu deste ano

A curta-metragem 'Raquel', de Ana Paula Pais e Sara Baga, venceu o prémio nacional do Festival Vista Curta 2019, promovido pelo Cine Clube de Viseu, que decorreu nesta cidade entre terça-feira e sábado.

'Raquel' vence Festival Vista Curta de Viseu deste ano
Notícias ao Minuto

10:18 - 03/11/19 por Lusa

Cultura Curta-metragem

A Curta vencedora do festival conta a história de Raquel, que tem 94 anos de idade e prometera à sua mãe aprender a dançar em troca de "um vestido de baile igual aos que via nas matinés dos anos [19]30 em Lisboa, antes de se casar e se mudar para as Beiras".

Em estreia nesta edição do Vista Curta, 'Raquel' reflete sobre "a interioridade do corpo de um país através do corpo da gente que nele vive", sintetiza a organização do festival.

Designer de comunicação, curadora e diretora de arte, Ana Paula Pais tem realizado "peças de caráter documental e experimental para exposições e residências", entre outros trabalhos premiados. "Raquel" é a sua "primeira curta-metragem docuficcional".

Realizadora independente de documentário e videoarte, Sara Baga, que recebeu o prémio de melhor filme lusófono no FESTin 2011, pela sua primeira longa-metragem documental ('Hortas Di Pobreza'), atualmente realiza e produz 'Seed Act', cujo primeiro de cinco episódios foi estreado em 2015.

Na Competição Local, dedicada aos filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito, venceu a curta-metragem 'Purpleboy', de Alexandre Siqueira, história de "uma criança que procura construir uma identidade enquanto tenta corresponder às expectativas exteriores".

Óscar germina no jardim dos seus pais e "ninguém sabe qual é o seu sexo biológico, mas ele reclama o género masculino", conta a curta de Alexandre Siqueira, que nasceu no Rio de Janeiro em 1980.

Alexandre Siqueira, que desde 1999 desenvolve e colabora em vários projetos de cinema de animação, concluiu em 2010 o curso de cinema de animação na Escola La Poudrière, onde realizou 'Voyage au Champ de Tournesols'.

Cada uma das curtas-metragens premiadas recebe um valor pecuniário de 1.500 euros.

O Vista Curta 2019, que terminou no sábado à noite, deu particular destaque ao trabalho do cineasta português José Vieira, designadamente através da realização de colóquios e da exibição de quatro filmes: 'A Fotografia Rasgada' (2002), 'O Pão que o Diabo Amassou' (2012), 'A Ilha dos Ausentes' (2016), e 'Souvenirs d'un Futur Radieux' (2014), que abriu a edição deste ano.

Habituado a trabalhar com os mais jovens, o Cine Clube de Viseu quis envolvê-los também na programação do Vista Curta e, aproveitando a celebração dos 20 anos de classificação do Vale do Côa como Património Mundial da Humanidade, propôs-lhes uma viagem "à descoberta da origem da arte.

O Festival Vista Curta aposta, de acordo coma a organização, na "produção independente, maioritariamente regional, mostrando também a produção nacional que interpela a interioridade, refletindo a importância de uma prática política e artística no cinema".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório