Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ciclo de concertos para aproximar artistas de alunos começa este sábado

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promove este sábado um novo ciclo de concertos que, sempre em espaços especiais do património do concelho, pretende levar artistas consagrados a partilhem a sua experiência com estudantes de música.

Ciclo de concertos para aproximar artistas de alunos começa este sábado
Notícias ao Minuto

15:08 - 31/10/19 por Lusa

Cultura Santa Maria da Feira

O novo programa cultural desse município do distrito de Aveiro intitula-se "From Major to Minors" ("Da escala maior para a menor", tradução livre) e propõe como primeiro espetáculo o da guitarrista norte-americana Martha Masters, que, sendo também docente em diferentes instituições dos Estados Unidos, levará ao auditório do Imaginarius Centro de Criação (CC) obras de Bach, Domenico Scarlatti, Frank Martin, Roland Dyens, Antonio Ruiz-Pipo e Leo Brower.

Gil Ferreira, vereador da Cultura no município da Feira, explicou à Lusa que, ao ritmo de um concerto por trimestre, o objetivo do novo programa é "transferir conhecimento dos grandes intérpretes internacionais para os aprendizes e pupilos" que ainda estão em fase formativa da sua carreira musical.

"Estamos a proporcionar-lhes assim uma oportunidade de contacto com nomes maiores da música e uma experiência inspiradora e transformadora, que se materializará em diversos estilos e correntes estéticas, não se confinando necessariamente apenas à música erudita", disse o autarca.

Na prática, a concretização dessa troca de conhecimentos implicará levar diferentes concertos a "espaços patrimoniais não-convencionais do concelho, como é o caso da nave central do antigo matadouro municipal", onde atualmente funciona o Imaginarius CC.

Depois da atuação do artista convidado, seguir-se-á um período de conversa com os estudantes presentes na plateia, para abordagem de diversos aspetos que marcam a carreira profissional na área da música, como é o caso dos diferentes percursos formativos possíveis, o desenvolvimento de técnicas de interpretação próprias, o agenciamento que facilita a contratação de espetáculos, requisitos da edição discográfica, etc.

Os espetáculos serão gratuitos e, nesta fase, têm como público-alvo "os alunos do ensino artístico formal e não-formal oriundos do ecossistema musical do concelho de Santa Maria da Feira".

Contudo, Gil Ferreira admite que, no futuro, o ciclo "From Major to Minors" se poderá abrir à comunidade em geral, até para valorizar o facto de que o município "tem sido um viveiro de músicos de excelência e prestígio internacional". Referindo como exemplos "o tenor Paulo Ferreira, o fagotista Rui Lopes e a soprano Iria Perestrelo", o vereador concluiu: "Queremos alimentar esse ímpeto".

Leia Também: Espetáculo da Companhia Olga Roriz estreia em Montemor-o-Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório