Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Iran Costa e Banda Índice no cartaz da Festa da Castanha de Gouveia

O cantor Iran Costa e a Banda Índice vão animar a Festa da Castanha de Gouveia, a realizar de sexta-feira a domingo na freguesia de Folgosinho, foi hoje anunciado.

Iran Costa e Banda Índice no cartaz da Festa da Castanha de Gouveia
Notícias ao Minuto

10:19 - 30/10/19 por Lusa

Cultura Gouveia

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, o evento, que tem um programa "em torno da castanha, do castanheiro e do souto", inclui animação, momentos de formação e de qualificação de produtores e de potenciais produtores, exposição e venda de castanha, de produtos derivados da castanha e de outros produtos gastronómicos típicos da região.

A Festa da Castanha é inaugurada pelas 19h00 de sexta-feira, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho.

A noite do primeiro dia do certame será animada pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho e pela Banda Índice.

No sábado, pelas 10h30, começa um seminário, na sede da Junta de Freguesia de Folgosinho, sobre "A importância das áreas comunitárias na restauração, valorização e proteção da biodiversidade", que terá como orador convidado Armando Carvalho, presidente da BALADI - Federação Nacional dos Baldios.

Naquele dia também haverá um ‘workshop' de cogumelos selvagens e saída de campo (14h30), um ‘showcooking' de castanha (15h00) e um Concurso de Doçaria de Castanha (16h00).

A noite de sábado estará a cargo do cantor Iran Costa, "responsável por grandes êxitos como ‘O Bicho', ‘Pimpolho', ‘Requebra' e ‘Dança do Quadrado', que lhe valeram vários discos de platina", segundo a autarquia de Gouveia.

Para as 09h00 do último dia da Festa da Castanha de Gouveia, domingo, está programada uma caminhada com plantação de castanheiros numa área ardida em 2017.

O programa também inclui animação pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia (12:00) e pelo Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho (15h00), assim como uma visita guiada pelo património histórico de Folgosinho (14h00).

A Festa da Castanha termina pelas 16h30, com a realização de um magusto comunitário e a degustação da tradicional sopa de castanha.

O certame é organizado pelo município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR.

A Festa da Castanha de Gouveia faz parte do Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, integrado na EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório