Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Casa-Museu João Vieira lembra o artista e terá programação variada

A Casa-Museu João Vieira, em Vidago, conta com uma exposição permanente sobre a obra do artista que lhe dá nome e terá exibições temporárias e outras iniciativas, disse hoje o filho e curador Manuel João Vieira.

Casa-Museu João Vieira lembra o artista e terá programação variada
Notícias ao Minuto

13:15 - 22/10/19 por Lusa

Cultura Arte

"Além da exposição permanente, que pode ter rotação por parte de algumas peças, estão previstas exposições temporárias semestrais e outras iniciativas, como momentos musicais ou conferências", revelou o também artista e filho de João Vieira.

Sendo um projeto "com pelo menos dez anos", Manuel João Vieira explicou que foi necessário fazer protocolos e convencer outras pessoas que tinham peças de João Vieira para contribuírem para a Casa-Museu no concelho de Chaves, distrito de Vila Real.

A obra foi inaugurada no domingo e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

A exposição permanente sobre o percurso artístico de João Vieira, que morreu em 2009, está instalada no primeiro andar da Casa-Museu, sendo o piso do rés-do-chão destinado às exposições temporárias e para outras iniciativas culturais.

Para o músico e pintor, que é o curador da exposição, o objetivo é "voltar a colocar Vidago como o espaço cultural que já foi".

O espaço nasceu da vontade do artista plástico e pintor João Vieira em criar uma fundação na vila termal de Vidago, onde nasceu, mais concretamente no edifício que agora alberga parte do acervo.

O edifício foi doado pelo benemérito Bonifácio Teixeira para ensino primário e a mãe do pintor viveu e ensinou no espaço que agora é uma nova atração de Vidago.

Para a Associação Vidagus Termas, responsável pelo espaço, a Casa-Museu João Vieira permite ter uma "oferta cultural importante" para a vila e para o concelho de Chaves.

"É mais uma oferta que vai permitir aos turistas terem mais um ponto para visitar em Vidago", destacou o presidente da associação, Rui Branco.

Além do acervo disponível para quem visita o espaço, foi ainda criado um catálogo com todas as obras de João Vieira.

A Casa-Museu João Vieira funciona de terça-feira a domingo de manhã, e o bilhete geral tem um custo de dois euros, sendo de entrada gratuita para os habitantes da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, ou para estudantes.

Leia Também: "Estou convencido que encontrámos vida em Marte nos anos 1970"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório