Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Quatro portugueses candidatos ao prémio literário Astrid Lindgren 2020

Os autores portugueses António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Maria Teresa Maia Gonzalez e Bernardo P. Carvalho são candidatos ao prémio literário sueco Astrid Lindgren 2020, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Quatro portugueses candidatos ao prémio literário Astrid Lindgren 2020
Notícias ao Minuto

16:31 - 17/10/19 por Lusa

Cultura Astrid Lindgren

Com exceção de António Jorge Gonçalves, todos os outros autores já tinham figurado anteriormente na lista de nomeados do galardão, que tem um valor monetário de 570 mil euros e pretende reconhecer o trabalho de escritores e ilustradores que trabalhem no universo literário para os mais novos, e de organizações que promovam a leitura.

António Jorge Gonçalves, cujo trabalho visual se divide por várias práticas artísticas, da banda desenhada ao cartoon político, do desenho digital ao vivo à cenografia para teatro, publicou em nome próprio os livros para a infância "Barriga da baleia", "Eu quero a minha cabeça" e "Estás tão crescida".

Catarina Sobral e Bernardo P. Carvalho têm um premiado percurso na criação de álbuns ilustrados para a infância, muitos dos quais traduzidos e editados em vários mercados estrangeiros.

Catarina Sobral já publicou, entre outros, "O meu avô", "Achimpa", "Impossível" e "Vazio", enquanto Bernardo P. Carvalho, cofundador da editora Planeta Tangerina, já assinou cerca de 30 livros para a infância e juventude, em nome próprio e para outros autores, como os recentes "Daqui ninguém passa", "A bola amarela" e "Atlas das viagens e dos exploradores".

Maria Teresa Maia Gonzalez, que se dedica à literatura para a infância desde finais dos anos 1980, já publicou mais de uma centena de livros, sendo "A lua de Joana" o de maior sucesso, ao qual se juntam "Profissão: Adolescente", "Um palco na escola", "Zoomanias" ou "O Clube das Chaves", em coautoria com Maria do Rosário Pedreira.

Criado em 2002 pelo governo da Suécia, em homenagem à escritora Astrid Lindgren, o prémio contará em 2020 com 237 candidatos de 68 países, sendo o Reino Unido o que lidera as nomeações com 20 candidatos, entre os quais Quentin Blake, David Almond, Patrick Ness e Emily Gravett.

O vencedor será anunciado a 31 de março, coincidindo com a Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.

Este ano o Astrid Lindgren Memorial Award foi atribuído ao autor belga Bart Moyeaert.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório