Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:00 - 18/10/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

O tempo começa a fazer caretas, é verdade. Mas isso não tem de ser um obstáculo para os seus planos no fim de semana. Como vai poder constatar pela Agenda Cultural que o Notícias ao Minuto preparou para si esta semana, não faltam ofertas culturais. 

Na Grande Lisboa, a música está em alta e apela aos mais variados gostos. Rão Kyao vai dar um concerto de música litúrgica no Panteão Nacional. Uma boa oportunidade para ouvir o conceituado músico e apreciar a beleza de um dos mais importante monumentos nacionais. 

A música clássica também merece destaque. A Orquestra Barroca do Amazonas vai tocar obras de Mozart, Carl Bach e Giordani na Igreja do Menino Deus. Mas se o kuduro faz mais o seu género, aproveite o aniversário da Casa Independente e oiça ao vivo a cantora Noite & Dia. 

Já no Grande Porto, temos propostas para os mais novos, incluindo um teatro infantil. Para os mais velhos, vale a pena tomar nota do concerto dos Grandfather's House no Mercado do Bom Sucesso. 

Estas sugestões, ao contrário do tempo, não fazem caretas na sua carteira, pois são todas gratuitas. 

Grande Lisboa

Rão Kyao no Panteão

O músico Rão Kyao vai apresentar 'Sopro de Vida', um recital de música litúrgica de autores portugueses como Padre Manuel Faria, Padre José Pedro Martins ou Padre Cartageno. Este recital consiste na versão instrumental de um conjunto de cânticos marianos que transmitem uma mensagem de fé, esperança e amor. O concerto vai ter lugar num espaço especial, o Panteão Nacional, este domingo às 18h15.

Orquestra Barroca do Amazonas

A Largo Alto vai comemorar cinco anos de colaboração com a Orquestra Barroca do Amazonas. A prenda pode ser desfrutada por si na forma de um concerto onde vão tocar obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Carl Philipp Emanuel Bach e Tommaso Giordani. Para ver e ouvir na Igreja do Menino Deus este sábado às 21h. 

Exposição de Juan Bezzati

Entre os dias 12 e 25 de outubro, uma exposição de Juan Bezzati vai estar patente na Colorida Art Gallery. Uma oportunidade para ver os trabalhos deste pintor cujas obras tratam "as imagens como uma projecção do seu estado de espírito", como dá conta o curador e galerista José Roberto Moreira. 

Noite & Dia

A Casa Independente também tem motivos para festejar. É o 7º aniversário deste espaço, que vai ser abrilhantado com a presença da artista Noite & Dia. Reconhecida nos palcos angolanos como "a diva do Kuduro", é uma das músicas deste estilo mais premiadas de todos os tempos. A festa começa a partir da meia-noite deste sábado. 

Descubra Calouste Gulbenkian

No âmbito das comemorações dos 150 anos de Calouste Gulbenkian, há uma exposição que lhe dá a conhecer esta figura. Intitulada 'Calouste: uma vida, não uma exposição', trata-se de um curso pela sua história de vida e pelo legado que deixou. Mas atenção, terá um papel importante neste percurso de descoberta, pois terá de pegar nos vestígios que Gulbenkian deixou para assumir um papel ativo na construção dessa vida. A exposição está patente no edifício sede da Fundação Gulbenkian até ao dia 31 de dezembro

Solistas da Orquestra Gulbenkian

Os solistas da Orquestra Gulbenkian vão dar um concerto este domingo às 12h. Do programa fazem parte obras de nomes como Gabriel FauréNiccolò Paganini ou Felix Mendelssohn-Bartholdy. A entrada é gratuita, mas tem de levantar o bilhete no próprio dia a partir das 10h. Só pode ser levantado um máximo de dois bilhetes por pessoa.

Grande Porto

A Força da Forma

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto pode ver a exposição 'A Força da Forma' que, nas palavras do curador Mário Moura, "começou na semelhança entre dois livros, um de propaganda a uma ditadura e outro de culinária". Para ver até ao dia 8 de dezembro.

Teatro infantil no Tasty District

O espaço Tasty District oferece uma proposta cultural a pensar nos mais novos. Uma peça de teatro baseada no livro 'A Casa da Mosca Fosca', onde as crianças serão envolvidas por lengalengas e onomatopeias e ficarão encantadas com as maravilhosas personagens desta história. A peça tem início às 17h30. O Tasty District fica na porta nº 57, junto ao fim da linha do elétrico da Batalha.

Há música no Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso costuma ser palco de música de diferentes géneros. Desta feita sobem ao palco os Grandfather's House. O rock alternativo da banda portuguesa vai juntar voz, guitarra, bateria e sintetizadores numa simbiose perfeita para um espetáculo que se adivinha memorável. O concerto é este sábado às 22h. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Hora do conto, 'Posso entrar numa história assustadora?'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório