Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Nobel da Literatura de 2018 para Tokarczuk e de 2019 para Handke

Os prémios foram anunciados esta quinta-feira pela Real Academia de Ciências da Suécia. Nobel do ano passado não tinha sido entregue devido a escândalo sexual que envolveu a Academia Sueca.

Nobel da Literatura de 2018 para Tokarczuk e de 2019 para Handke
Notícias ao Minuto

12:03 - 10/10/19 por Fábio Nunes

Cultura Nobel

O Prémio de Nobel da Literatura de 2018 foi atribuído à polaca Olga Tokarczuk e o Nobel de 2019 distingue o austríaco Peter Handke, anunciou na manhã desta quinta-feira a Academia Sueca. 

O comité do Nobel escolheu a escritora Tokarczuk pela sua "imaginação narrativa que com uma paixão enciclopédica representa o cruzamento das fronteiras como uma forma de vida". 

A Academia Sueca destacou entre as obras de Tokarczuk 'The Books of Jacob', um romance histórico publicado em 2014. "Com esta obra mostrou a capacidade suprema de um romance representar um caso quase para além da compreensão humana", pode ler-se num dos tweets da Academia. 

Outro dos livros da autora que merece nota de destaque é 'Primeval and Other Times', publicado em 2010. 

Já no caso de Peter Handke, o comité do Nobel realçou o "trabalho influenciador que com a ingenuidade linguística explorou a periferia e a especificidade da experiência humana". 

'A Mulher Canhota', 'A Angústia do Guarda Redes antes do Penálti' são alguns dos livros de Peter Handke editados em Portugal. 'Os Belos Dias de Aranjuez - Um diálogo de Verão' foi publicado em 2014 pela Documenta.

Na segunda-feira foi anunciado o Nobel da Medicina, que premiou os norte-americanos William G. Kaelin e Gregg L. Semenza e o britânico Sir Peter J. Ratcliffe, pelas suas descobertas relativamente à forma como as "células pressentem e se adaptam ao oxigénio disponível".

Esta terça-feira foram laureados com o Nobel da Física o norte-americano James Peebles e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz

Peebles foi congratulado pelas suas "descobertas na teoria da cosmologia física". Mayor e Queloz foram distinguidos pela descoberta de "um exoplaneta em órbita de uma estrela do tipo solar".

Esta quarta-feira foram conhecidos os laureados com o Nobel da Química, que foi atribuído ao norte-americano John B. Goodenough, ao britânico M. Stanley Whittingham e ao japonês Akira Yoshino pelo seu trabalho no desenvolvimento de baterias de iões de lítio.

Amanhã será anunciada a distinção mais mediática: o Prémio Nobel da Paz. O último Nobel a ser atribuído é o da Economia, algo que vai acontecer no dia 14.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório