Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Este sábado, Lisboa acolhe festival de cinema de desporto num rooftop

Oito filmes sobre desporto ao ar livre no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e com convidados especiais. Evento promete ser um convívio para fãs de desporto outdoor.

Notícias ao Minuto

20:28 - 08/10/19 por Anabela Sousa Dantas

Cultura Banff

Chega pela primeira vez a Portugal, este ano, a Banff Centre Mountain Film Festival World Tour, um dos mais conhecidos festivais de cinema de desporto ao ar livre, uma mostra anual de filmes de surf, montanhismo, ambientalismo e superação humana.

O evento irá realizar-se no próximo sábado, dia 12 de outubro, no rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, um espaço do Heden, hub criativo de coworking sediado em Lisboa que apoia a vinda do festival a Portugal.

Laszlo Varga, 'founding partner' do Heden, indicou ao Notícias ao Minuto que a decisão de trazer o festival a Portugal acontece tanto a título pessoal, como cultural. "Vivi vários anos nos Estados Unidos, na Califórnia, e é um festival bastante conhecido lá", começou por dizer, acrescentando que o desporto ao ar livre é uma modalidade que tem conseguido adesão em Portugal.

Estarão em exibição oito dos 36 filmes que fazem parte da Banff Centre Mountain Film Festival World Tour 2018/2019 (ver galeria acima). Os filmes variam entre os quatro e os 40 minutos, num programa que deverá ter cerca de duas horas.

"Há bar e música, será um evento muito divertido sobre esta temática", acrescenta o empresário de 43 anos de idade, que relembra ainda os convidados que vão marcar presença. "Estarão cá o montanhista João Garcia, que é um parceiro do festival, o Diogo Patrocínio [comentador de desportos radicais e montanhista] ou o André Neres [campeão nacional de escalada]", elencou.

O Banff, sublinhe-se, chega a Portugal depois de ter passado pelo Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China, Líbano, Chile, Nova Zelândia e Antártica. O festival foi fundado em 1976 em Banff, no Canadá.

A realização do evento no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa deve-se ao facto de ser, também, um novo espaço do Heden. "É uma zona que está a crescer muitíssimo e onde deverão acontecer cada vez mais eventos e iniciativas relevantes para a cidade”, indicou Laszlo Varga.

"Em termos de festivais de cinema vamos realizar o Banff apenas, por agora, mas temos planos para os próximos anos. Temos eventos mais comerciais, mas também queremos momentos mais culturais", concluiu.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório