Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Toquinho celebra 73.º aniversário com dois concertos em Portugal

Um dos grandes nomes da música popular brasileira atravessou o Oceano Atlântico para celebrar com os portugueses o seu aniversário e assinalar 50 anos de carreira. Na bagagem traz alguns dos seus maiores êxitos que apresentará, este mês, em concertos no Porto e em Lisboa.

Toquinho celebra 73.º aniversário com dois concertos em Portugal
Notícias ao Minuto

13:07 - 04/10/19 por Ana Lemos

Cultura Bossa Nova

No ano em que completou 73 anos de vida e 50 de carreira, o músico Toquinho prepara-se para subir aos palcos portugueses. Depois de conquistar um “lugar cativo na música popular brasileira”, o artista paulista “é, atualmente, um dos nomes mais sonantes da Bossa Nova”.

Ao longo da sua carreira somam-se vários êxitos, “mais de 400 canções inéditas”, 86 discos editados, “um sem número de colaborações com alguns dos maiores nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso ou Maria Bethânia”, e a partilha do palco, em 2009, com o tenor italiano Andrea Bocelli.

Agora chegou a vez de Toquinho pisar os palcos nacionais do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e, do Coliseu Porto Ageas, “para fazer renascer clássicos como ‘Aquarela’ ou ‘O Caderno’”. Os espetáculos pela Capital estão agendados para os dias 7 e 8 deste mês (21h30), e na Invicta, o músico atuará no dia 9 (21h30).

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. O preço varia entre os 22 e os 45 euros.

De referir que, também este ano a Bossa Nova completou 61 anos de existência, tendo “o primeiro registo fonográfico a data de 1958”. Escrita por Vinícius de Moraes, composta por Tom Jobim e cantada por Elizeth Cardoso, ‘Chega de Saudade’ foi “a canção inaugural deste estilo” e, mais tarde, 1975, foi gravada por Toquinho para o álbum ‘O Poeta e o Violão’, coproduzido por Vinicius de Moraes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório