Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Três bailados de Hans van Manen interpretadas pela CNB este mês

Um programa com três peças coreográficas de Hans van Manen, criadas nos anos 1980 e 1990, vai abrir, em Lisboa, a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) a partir de 09 de outubro, no Teatro Camões.

Três bailados de Hans van Manen interpretadas pela CNB este mês
Notícias ao Minuto

19:40 - 03/10/19 por Lusa

Cultura Bailado

De acordo com a programação, o espetáculo dedicado ao histórico bailarino, coreógrafo e fotógrafo holandês Hans van Manen é composto por três peças: 'Adagio Hammerklavier' (1973), 'Short Cut' (1999) e 'In the Future' (1986).

'Adagio Hammerklavier' é reconhecido mundialmente como um dos clássicos do século XX, sublinha a programação da companhia nacional, referindo que esta peça para três casais, coreografada sobre uma sonata para piano de Beethoven, é considerada "o bailado mais lírico e académico" de Hans van Manen.

A peça coreográfica "traduz uma visão lúcida e analítica das oscilações emocionais que ocorrem na vida de uma pessoa comum" e, ao longo dela, "os sentimentos alternam-se entre atração e repulsa, paixão e amor não correspondido".

A cenografia e figurinos são de Jean-Paul Vroom, desenho de luz de Jan Hofstra

'Short Cut', criada em 1999, é uma peça de Hans van Manen para quatro bailarinos, e é fortemente inspirada pela partitura do compositor Jacob ter Veldhuis.

"O coreógrafo tira partido das tonalidades, do ritmo e da poesia desta obra. Acompanhando a música, a dança centra-se no ´pas-de-deux´, e revela a extraordinária elasticidade desta forma", segundo a sinopse da programação.

A cenografia e figurinos são de Keso Dekker, o desenho de luz de Joop Caboort.

'In the Future' foi coreografado originalmente para o Ballet Scapino de Roterdão, na Holanda, em 1986, e é descrita como uma "peça enérgica, divertida e surpreendente, criada para doze bailarinos".

A música é de David Byrne e os figurinos de Keso Dekker.

"Foi graças a peças como 'In the Future' - em que se evidencia a simplicidade e a estrutura clara do seu trabalho - que Hans van Manen ficou conhecido como o 'Mondrian da dança'", recorda a CNB.

O desenho de luz é de Joop Caboort, a cenografia e figurinos de Keso Dekker.

O programa estreia a 9 de outubro no espetáculo para o Ensaio Geral Solidário, com interpretação dos bailarinos da CNB que também produz, em parceria institucional com a Embaixada dos Países Baixos.

A Associação Corações Com Coroa é uma das instituições beneficiárias desta iniciativa.

O espetáculo será apresentado no Teatro Camões ainda nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, no Porto, no Teatro Rivoli, a 9 e 10 de janeiro, e no Théâtre de Liège, na Bélgica, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório