Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Banksy vende as suas obras em loja temporária em Londres

O enigmático artista britânico Banksy abriu hoje uma loja temporária no sul de Londres para defender a "marca" do artista e ao mesmo tempo angariar verbas para comprar um novo barco de resgate de imigrantes.

Banksy vende as suas obras em loja temporária em Londres
Notícias ao Minuto

22:39 - 01/10/19 por Lusa

Cultura Banksy

O "produto interno bruto" apareceu durante a noite no bairro de Croydon, ocupando um antigo comércio em desuso, e ficará lá por 15 dias. As peças poderão ser compradas 'on-line'.

Ao contrário de outras lojas, o Banksy's mantém as portas fechadas e as luzes acesas 24 horas por dia, como se fosse uma exposição, para que o público possa apreciar antes de adquirir 'on-line'.

Um berço monitorizado por várias câmaras, o colete blindado com a bandeira britânica que o rapper Stormzy usava no festival de Glastonbury ou os capachos feitos com coletes salva-vidas de imigrantes resgatados nas margens do Mediterrâneo são algumas das peças, que começam com um preço mínimo de 10 libras (cerca de 11 euros).

Em comunicado, Banksy, conhecido pelo seu grafito arrojado, disse que com o dinheiro obtido com a venda será "comprado um novo barco de resgate de imigrantes para substituir o confiscado pelas autoridades italianas".

"Ou seja, talvez esteja a cometer um crime se comprar (as obras)", alertou.

Outro motivo que levou o artista - que mantém a sua identidade em segredo - a montar esta iniciativa comercial é "o menos poético" e relacionado com a criação artística, pois resulta da necessidade de reivindicar a sua marca, explicou.

Na nota, o seu advogado, Mark Stephens, destaca que uma empresa de produção de cartões com imagens das obras de Banksy entrou com uma ação a reivindicar o controle total sobre a marca.

O artista de Bristol está "numa posição difícil", diz o especialista, "porque tem um nome ou marca, mas não os usa para a comercialização de produtos, para que, de acordo com a lei, a marca" possa ser transferida para alguém que faz.

Como solução, Stephens propôs que Banksy abrisse a sua própria loja para vender as criações, que também incluem um jogo infantil no qual crianças podem empilhar figuras de madeira de imigrantes num camião de transporte.

Banksy é conhecido pelas suas obras murais que aparecem de surpresa nos lugares mais inesperados e pelo seu estilo crítico com o poder estabelecido.

A sua pintura 'Devolved Parliament' (2009), propriedade de um colecionador particular e representando parlamentares britânicos como chimpanzés, será leiloada na quinta-feira na Sotheby's com um preço estimado de até dois milhões de libras (cerca de 2,25 milhões de euros) que, se alcançados, serão um recorde para o artista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório