Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Encontro de Música e Poesia reúne 15 poetas em Castelo Branco

A Câmara de Castelo Branco e a junta de freguesia local apresentaram hoje o 1.º Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano, uma iniciativa que conta com a participação de 15 poetas de cinco nacionalidades.

Encontro de Música e Poesia reúne 15 poetas em Castelo Branco
Notícias ao Minuto

20:18 - 30/09/19 por Lusa

Cultura Castelo Branco

"Este primeiro encontro de música e poesia decorre nos dias 18 e 19 de outubro, em Castelo Branco [no jardim do Paço e na zona histórica] e surge a partir da ligação com Salamanca e [com] a dinamização do Prémio Internacional de Poesia António Salvado", explicou o presidente da junta de freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

A primeira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco foi lançada em 24 de maio de 2018, pela Câmara de Castelo Branco e a junta de freguesia, e foi criado em homenagem ao poeta albicastrense, com mais de 70 títulos publicados.

O autarca adiantou que o evento vai contar com a presença de 15 poetas oriundos do Peru, Porto Rico, Costa Rica, Espanha e Portugal, sendo os nomes apresentados posteriormente ao público.

"Nunca Castelo Branco recebeu tantos poetas de diferentes países e diferentes línguas. Vão estar presentes na cidade os vencedores do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco, o mexicano Gerardo Rodriguez e a portuguesa Maria João Pessoa", afirmou.

O encontro inicia-se no dia 18 de outubro, no jardim do Paço, pelas 18:00, onde durante cerca de duas horas, o público pode assistir a recitações dos poetas participantes e a alguns momentos musicais, que vão estar a cargo de músicos albicastrenses.

No dia 19 de outubro, o encontro recomeça às 10:00, na Casa do Arco do Bispo, e prossegue pela zona histórica de Castelo Branco, com a intervenção dos poetas, sobretudo, daqueles que escreveram sobre a cidade.

"Ao longo da iniciativa vão ser visitados locais icónicos da zona histórica e o passeio termina no jardim dos Loureiros, com um poema de João Roiz e a plantação de duas árvores. À tarde, a partir das 15:00, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, serão entregues os prémios aos dois vencedores do Prémio Internacional de Poesia António Salvado", frisou.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, reforçou a ideia de que este primeiro encontro surge no âmbito do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco: "Demonstra o seu sucesso e a vontade de dar continuidade ao prémio".

O autarca sublinhou que o 1º Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano é também uma forma de valorizar o património de Castelo Branco, uma vez que decorre no jardim do Paço e na zona histórica da cidade.

"A iniciativa vem valorizar o nosso património e integra-se também na sua dinamização, sobretudo, da zona histórica. É mais um passo que vamos concretizar no âmbito da política cultural do concelho e vem dar mais consistência ao caminho que temos feito", sustentou.

Luís Correia realçou ainda que este evento tem ainda como objetivo valorizar duas pessoas do concelho de Castelo Branco, os poetas João Roiz e António Salvado.

A segunda edição do Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano irá decorrer na cidade espanhola de Salamanca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório