Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Música de José Afonso "é a raiz moderna da música portuguesa"

A música de José Afonso "é como se fosse a raiz moderna da música portuguesa", defendeu o músico Davide Zaccaria, diretor musical do projeto 'Por Terras do Zeca', editado em CD, que é apresentado em Lisboa na terça-feira.

Música de José Afonso "é a raiz moderna da música portuguesa"
Notícias ao Minuto

22:33 - 30/09/19 por Lusa

Cultura Zeca Afonso

Para o músico, "a melodia de José Afonso é absolutamente intocável e muito inspiradora de novos projetos", como este ao qual deu corpo com os músicos Filipa Pais, Maria Anadon, Zeca Medeiros, João Afonso, Firmino Pascoal e Vítor Paulo.

Esta não é primeira vez que Zaccaria visita o repertório de José Afonso, "que deve ser entendido além do seu contexto político, estando contudo absolutamente atual a sua mensagem social", disse à Lusa.

"A melodia é imbatível e a forma como ele compunha, com a intenção do que queria dizer e dos versos, [que] são imbatíveis, é uma lição para todos nós", disse.

O alinhamento do novo disco teve em conta "canções menos conhecidas" de José Afonso, mas também algumas emblemáticas, como 'Traz Outro Amigo Também' e 'Venham Mais Cinco'.

O álbum abre com 'Por esta entrada' e inclui 18 temas, entre os quais 'Verdade e mentira', 'Lá no Xepangara', 'Ali Está o Rio' e 'Canção da Paciência', a par de 'Os Vampiros', 'O Comboio Descendente' e 'O Que Faz Falta'.

As ilustrações são de Pedro Sousa Pereira e há um texto de José Mário Branco, que trabalhou com o criador de 'Coro dos Tribunais', em álbuns como 'Cantigas do Maio' e 'Venham mais Cinco'.

Para José Mário Branco, José Afonso "é um mestre" que, como "os grandes mestres da cultura", tem sido alvo de glosas, citações e reinterpretações.

'Por Terras do Zeca' é apresentado na terça-feira à noite, no Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, com um elenco alargado que inclui os músicos Ana Lains, Carlos Alberto Moniz, Patxi Andión e Stefania Secci.

O espetáculo conta também com a histórica Filarmónica Vaguense, de Vagos, no distrito de Aveiro, constituída por 50 músicos jovens, entre os 9 e os 20 anos, dirigidos pelo maestro Leonel Ruivo.

Em Lisboa, a Filarmónica o resultado de um projeto pedagógico com a música do José Afonso, como Zaccaria destacou à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório