Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro da Rainha estreia 'O pedido de emprego' a 7 de novembro

A estreia de 'O pedido de emprego', de Michel Vinaver, marca a programação do Teatro da Rainha no último trimestre do ano, entre outras criações que a companhia da Caldas da Rainha vai acolher.

Teatro da Rainha estreia 'O pedido de emprego' a 7 de novembro
Notícias ao Minuto

18:30 - 30/09/19 por Lusa

Cultura Teatro

A peça, com estreia marcada para o dia 7 de novembro, "centra-se sobre a intrincada malha estruturada de uma conversa familiar e de uma entrevista questionário de recrutamento para um emprego", divulgou a companhia residente nas Caldas da Rainha numa nota às redações.

'O pedido de emprego', de Michel Vinaver, subirá ao palco da sala estúdio do Teatro da Rainha com encenação de António Afonso Parra e as interpretações de Inês Fouto, Mafalda Taveira, José Carlos Faria e Nuno Machado.

Até ao final do ano, o Teatro da Rainha apresentará ainda mais duas criações: uma do Ao Cabo Teatro e outra do Teatro das Beiras, ambas integradas no programa de acolhimentos da companhia.

A companhia Ao Cabo Teatro apresentará, nos dias 29 e 30 de novembro, 'Crude', com encenação e interpretação de Afonso Santos.

A peça, a partir de textos de Pier Paolo Pasolini, "fala de um mundo onde a ideologia, estruturada por sistemas normativos historicamente implementados, se substituiu à informação" e no qual, refere a nota do Teatro da Rainha, as pessoas assistem "impotentes à sua partilha sistémica sob as formas perversas, com os filtros mais inesperados".

O Teatro das Beiras, por seu lado, apresenta 'A Bela Verdade', de Carlo Goldoni, uma opereta com encenação de Gil Salgueiro Nave e interpretação de Fernando Landeira, Hâmbar de Sousa, Inês Barros, Sílvia Morais, Susana Gouveia, Roberto Jácome e Tiago Moreira.

O espetáculo será apresentado nos dias 7 e 8 de dezembro.

No que toca ao teatro para a infância, a Miso Music levará às Caldas da Rainha novos 'Contos Contados Com Som', como o 'O Leão e o Rato', 'A Velha e o Ladrão', 'Platero e eu' e "Orfeu", entre outros.

O programa vocacionado para jovens entre os 4 e 12 anos inclui textos e histórias tradicionais portuguesas e estrangeiras, histórias originais escritas propositadamente para o projeto e ainda histórias de escritores portugueses contemporâneos.

Será apresentado para as escolas de 3 a 5 de dezembro, e no dia 5 para o público em geral.

O Teatro da Rainha prossegue também com o programa 'Diga 33', que leva a poesia no teatro às terceiras terças-feiras de cada mês.

Até ao final do ano são convidados Amadeu Baptista (15 de outubro), Inês Fonseca Santos e João Paulo Cotrim (19 de novembro) e Francisco Duarte Mangas e Augusto Baptista (17 de dezembro).

Na agenda da companhia consta ainda, no dia 14 de dezembro, o colóquio anual subordinado ao tema 'Teatro, espaço vazio e democracia', que contará este ano as intervenções de Alexandra Moreira da Silva, Christine Zurbach, José Ricardo Nunes, Manuel Vieites, Nuno Carinhas e Nuno Ribeiro Lopes.

Enquanto isso o Teatro da Rainha desenvolve trabalho em Moçambique, onde o encenador Fernando Mora Ramos prepara, com os alunos e professores da Universidade Eduardo Mondlane, o exercício-espetáculo 'A noite das Hienas', a partir de 'A Noite dos Visitantes', de Peter Weiss, e 'Babalaze das Hienas', de José Craveirinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório