Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Leilão mecenático vai adquirir 5 litografias para o Museu Vieira da Silva

Um leilão mecenático, que visa adquirir cinco litografias de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai realizar-se na segunda-feira, em Lisboa, para serem incluídas no espólio do museu da artista, anunciou hoje a organização.

Leilão mecenático vai adquirir 5 litografias para o Museu Vieira da Silva
Notícias ao Minuto

10:07 - 27/09/19 por Lusa

Cultura Museu Vieira da Silva

O leilão, que será realizado na Praça Central do Centro Colombo, às 19h00, pela Cabral Moncada Leilões, acontece no âmbito da 9.ª edição de 'A Arte Chegou ao Colombo', em parceria com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva.

Aberto à sociedade civil, o leilão mecenático e presencial, vai convocar o público, empresas e instituições para a aquisição de cinco litografias de Vieira da Silva de uma coleção privada, que vão passar a estar integradas no acervo do museu.

As obras a leilão são cinco litografias de Maria Helena Vieira da Silva: 'Le Tage' (1977), 'Les Fontaines de Rome' (1977), 'La Chambre' (1977), 'Faience' (1971), 'Transylvanie' (1974), que podem ser vistas na Praça Central do Centro Colombo, entre hoje e segunda-feira, no horário de funcionamento do centro, entre as 10h00 e as 00h00.

De junho a agosto, o centro acolheu uma exposição de 'media art' com 35 obras de Vieira da Silva, enquadrada no projeto 'A Arte Chegou ao Colombo' e nas comemorações dos 25 anos de abertura ao público do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva

O projeto foi concretizado como museu temporário, e esteve no interior do Centro Comercial Colombo, com as obras de Vieira da Silva a ser alvo de animações, efeitos e desconstruções pela dupla criativa Oskar & Gaspar, com banda sonora de Rodrigo Leão.

Mais conhecida pela pintura, Maria Helena Vieira da Silva teve um percurso artístico que também passou arte pública, trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.

A iniciativa 'A Arte chegou ao Colombo' foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais - Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição 'Andy Warhol - Icons' (2013), a instalação interativa 'The Pool', da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a 'A Divina Comédia de Salvador Dalí' (2015).

A praça central do Colombo recebeu ainda a exposição de fotografia de Terry O'Neill, 'Faces of the Stars', que antecedeu 'O Mundo Fantástico de Paula Rego', em 2017, e, no ano passado, foi a vez de 'Roy Lichtenstein e a Pop Art'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório