Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Arruada marca arranque do festival Douro Jazz em Vila Real

Uma arruada pelo grupo Animadixie marca o arranque, a 3 de outubro, em Vila Real, da 16.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz que propõe seis concertos até ao dia 19, anunciou hoje o teatro municipal.

Arruada marca arranque do festival Douro Jazz em Vila Real
Notícias ao Minuto

16:45 - 23/09/19 por Lusa

Cultura 16.ª edição

O centro histórico de Vila Real é o palco escolhido para a abertura do Festival Internacional Douro Jazz, com o grupo Animadixie a protagonizar uma arruada de "dixieland", evocando esta faceta "ancestral e festiva" do género musical.

Segundo o Teatro Municipal de Vila Real, promotor do festival, o programa inclui ainda a atuação de três orquestras e três concertos em nome próprio.

A Orquestra Jazz de Matosinhos regressa à cidade transmontana, depois de um concerto no verão, com a segunda parte da sua 'Viagem Pelos Tempos do Jazz'.

De acordo com a organização, "esta viagem musical irá agora percorrer a época do jazz moderno e contemporâneo, através da audição, inédita entre nós, de obras para grande orquestra de jazz".

A Brussels Jazz Orchestra e a cantora Lynn Cassiers, originária da Bélgica, apresentam "In The Pines", uma "performance multifacetada que combina projeção de vídeo, ilustrações assombrosas, histórias sombrias, música vocal e instrumental".

Ao palco do teatro transmontano vão ainda subir o Ricardo Toscano Quarteto, liderado por Ricardo Toscano e que editou no final de 2018 o seu primeiro disco, bem como o Trio Carlos Azevedo, impulsionado pelo músico originário de Vila Real e um dos dirigentes da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Elisa Rodrigues, acompanhada por um núcleo de instrumentistas, regressa a Vila Real para apresentar o seu disco 'As Blue As Red', com dez canções originais que abrem espaço ao "seu instinto e gosto autoral".

A Orquestra de Jazz do Douro, uma 'big band' resultante do percurso desenvolvido pela orquesta Acrolat'in, vai apresentar o seu primeiro disco, 'All of Me'.

O Douro Jazz conta com a parceria da Lavradores de Feitoria que associa um dos seus vinhos ao festival e proporciona provas em todos os concertos.

O bilhete geral do festival internacional custa 18 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório