Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Erro de imprensa francesa inspira novo single dos Anaquim

Banda acaba de lançar ‘Fado Fugiu de Casa’ com a participação especial da fadista Katia Guerreiro. No fim do mês há concerto de apresentação no Clube Ferroviário, em Lisboa.

Erro de imprensa francesa inspira novo single dos Anaquim
Notícias ao Minuto

12:40 - 18/09/19 por Natacha Nunes Costa

Cultura Anaquim

A banda portuguesa Anaquim esteve à conversa com o Notícias ao Minuto para apresentar o seu novo single, ‘Fado Fugiu de Casa’, que conta com a participação especial da fadista Katia Guerreiro.

O nome caricato surge de um momento ainda mais caricato. Num concerto em França, o grupo foi anunciado na imprensa local como uma banda de “fado moderno”.

Perante este erro e também devido ao nome Anaquim, “Os Jedis do Fado”, conta o músico José Rebola, a banda não quis “defraudar” o público e, nesse dia, acabaram por fazer uma versão de um tema de Amália Rodrigues.

A atuação correu bem e a ideia de “um fado a percorrer o globo começou a tomar forma e concretizou-se” no ‘Fado Fugiu de Casa’.

“Na verdade, o ‘Fado Fugiu de Casa’ não é um fado. É antes uma homenagem ao fado, o seu reconhecimento inegável no nosso panorama cultural, e o reconhecimento da sua especificidade. É a constatação que onde há fado há Portugal, e que os dois são indissociáveis. Que o fado, quando viaja pelo mundo, carrega Portugal às costas. E nós, humildes representantes da música portuguesa, sentimos orgulho em carregar os dois connosco”, explica José Rebola.

E como surgiu tão engraçado título?

“O facto de o nosso repertório ter tido esse primeiro contacto com o fado em França, levou-nos logo para uma ideia de um fado deslocalizado, que parte à aventura, que se escapa. Quando estávamos a trabalhar na música, percebemos que a batida era uma coisa mais saída de Nova Orleães. Resolvemos juntar tudo num grande caldeirão e narrar essa jornada do fado a dar a volta ao mundo, apenas para perceber que sempre esteve no sítio onde faz mais sentido”, revela.

Já com o resultado final em mãos, os Anaquim entenderam que fazer um dueto “com alguém que viva verdadeiramente o fado, que o trouxesse no corpo, era a maneira de conseguir que o tema fosse mesmo o cruzamento perfeito entre o fado e o não-fado” e convidaram a Katia Guerreiro, “que para além de ter o fado nas veias, corre literalmente todo o globo com o Fado, com as suas várias facetas e cambiantes”.

Uma parceria que, segundo José Rebola, ampliou o que já conheciam da fadista. “Além de uma excelente artista, a Katia é também uma excelente pessoa. Tão alegre e emotiva como o fado em si. Desde os primeiros desenhos de harmonias para o dueto até à participação nas maluqueiras das gravações do videoclipe, tivemos o prazer de descobrir na Katia uma paixão por todos os aspetos de fazer música que nos fazem enriquecer e querer partilhá-la”, contou.

O single, que foi lançado no início do mês, vai agora ser apresentado ao vivo num sunset, na próxima quinta-feira dia 26 de setembro, no Clube Ferroviário em Lisboa. Durante a conversa com o Notícias ao Minuto, os Anaquim deixaram no ar a possibilidade de várias surpresas.

Queremos juntar boa gente, boa música e boas vistas num fim de tarde que todos possamos desfrutar. Propomo-nos a ser a banda sonora desse momento, em que tentaremos levar as pessoas por uma viagem do que são as nossas sonoridades, a nossa história e também o nosso futuro. Temos o prazer de poder contar com a Katia para a interpretação deste tema, no que será a primeira interpretação ao vivo deste dueto. E quem sabe aproveitamos a parceria para mais algum...”, antecipam.

Antes do concerto no Clube Ferroviário, os Anaquim vão passar pela Casa da Criatividade, em São João da Madeira, já esta quinta-feira, dia 19, e a seguir ao concerto de Lisboa vão passar pelo Museu Municipal de Espinho, no dia 28 de setembro.

Quanto a um novo disco, os Anaquim deixam no ar a possibilidade de ouvirmos novas músicas já em 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório