Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Três filmes de Portugal vencem Festival de Curtas-Metragens de Évora

Quatro filmes, três deles portugueses e um polaco, foram os vencedores da 16.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), nas diversas categorias a concurso, revelou hoje a organização.

Três filmes de Portugal vencem Festival de Curtas-Metragens de Évora
Notícias ao Minuto

21:50 - 16/09/19 por Lusa

Cultura Cinema

O certame, promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António d'Aguiar e pela Câmara de Évora, começou no dia 07 e terminou este domingo.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a organização revelou a lista de premiados do FIKE 2019, indicando que o filme 'A Ver o Mar', de Ana Oliveira e André Puertas, venceu como 'melhor Curta Portuguesa e Voto do Público'.

O prémio na categoria de 'Documentário' foi atribuído a 'História de Lobos', de Agnes Meng, e o de 'Animação' foi conquistado pela curta-metragem 'Entre Sombras', de Mónica Santos e Alice Guimarães.

'O cinema documental e em português sai reforçado nesta edição do FIKE com três categorias a concurso a serem arrebatadas por 'filmes documentário'', destacou a organização.

Do rol de distinções atribuídas pelo júri, o único projeto estrangeiro galardoado foi a curta-metragem polaca 'I've Got Something For You Too', de Iwo Kondefer, que venceu a categoria de 'Ficção'.

O 16.º FIKE levou o cinema independente e de autor para as ruas da cidade, pois decorreu num espaço ao ar livre na Praça 1.º de Maio, junto ao mercado, em pleno centro histórico.

Segundo os promotores, o FIKE recebeu este ano para a sua vertente competitiva 'três centenas de filmes' de todos os pontos do mundo, nas categorias de ficção, documentário e animação, mas 'só 40' foram apurados para 'a seleção oficial em competição'.

Os filmes exibidos retrataram 'um questionamento social que atravessa o mundo', com 'muitos' deles 'a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte'.

Pelo certame, que também integrou outras iniciativas paralelas, passaram ainda 'muitas ficções, animações e documentários em português', o que constituiu 'uma oportunidade para ver filmes premiados em festivais pela Europa e filmes em estreia absoluta para o público', segundo a organização.

O FIKE contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e de um projeto que integra o programa europeu CHEBEC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório