Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Museu Nacional de Arte Antiga exibe pintura de Frei Pedro Machado

Uma tela seiscentista representando Frei Pedro Machado, pintada por Francisco de Zurbarán (1598-1664), vai ser exibida a partir de quinta-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Museu Nacional de Arte Antiga exibe pintura de Frei Pedro Machado
Notícias ao Minuto

20:14 - 16/09/19 por Lusa

Cultura Pintura

De acordo com o museu, a pintura vai ser apresentada no âmbito do ciclo 'Obra Convidada', que recebe obras cedidas por outras instituições, e será inaugurada numa sessão marcada para as 18:00, na Galeria de Pintura Europeia.

A obra é proveniente da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madrid, e ficará patente até 12 de janeiro de 2020.

Esta pintura representa Frei Pedro Machado, famoso teólogo do século XVII, que habitou o convento Mercedário de Burgos, onde os frades se dedicavam ao resgate de cativos.

Ainda segundo o museu, a obra é proveniente da livraria do Convento de La Merced de Sevilha, e fazia parte de um conjunto de onze pinturas representando religiosos da Ordem, realizadas cerca de 1630.

Francisco de Zurbarán, recorda o museu, "alcançou grande sucesso com as suas séries de homens ilustres da Igreja, retratos de figuras monumentais pouco maiores que o natural, destacando-se de fundos neutros, todas elas impregnadas de uma solidez escultórica, tocadas pela santidade e pela sabedoria, género a que voltou a recorrer no 'Apostolado'", que se conserva hoje no MNAA.

Esta pintura é exibida no âmbito da iniciativa Mostra Espanha 2019.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX.

É um dos museus nacionais com maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório