Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:00 - 13/09/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

A música continua a ser o prato principal em setembro, com muitos espetáculos de géneros diversificados para ver e ouvir. Mas há mais e sem que isso implique esvaziar a carteira.

O Notícias ao Minuto apresenta-lhe um roteiro de sugestões para animar o seu fim de semana. 

No Grande Porto, o principal destaque continua a ser a Feira do Livro nos jardins do Palácio de Cristal. Um espaço para a leitura mas onde também pode aproveitar para desfrutar de outras atividades, incluindo um ciclo de cinema. 

Na Grande Lisboa, o andamento é marcado pelo ritmo da música. O Festival RTP Andamento vai levar música cantada em português à Alameda e alguns nomes bem conhecidos vão subir ao palco.

Num estilo musical diferente, a Orquestra Gulbenkian vai distribuir amor no Vale do Silêncio na forma de árias da ópera. Um cenário diferente e convidativo para ouvir a interpretação de grandes temas... a custo zero. 

Grande Lisboa

Festival RTP Andamento

O verão prossegue ao sabor da música. A Alameda Afonso Henriques recebe este domingo o Festival RTP Andamento. Serão 12 horas de música em português e pode ouvir nomes como Pedro Abrunhosa, Mayra Andrade, Salvador Sobral ou António Zambujo. Os concertos começam às 11h30. Pode conhecer aqui o programa completo. 

Amor no Vale

A Orquestra da Gulbenkian vai voltar a levar grandes árias da ópera ao parque do Vale do Silêncio, um palco pouco habitual para este género musical, mas deveras encantador. O maestro Nuno Coelho vai dirigir uma seleção de árias em torno da temática amorosa de nomes como Mozart, Puccini, Verdi e Tchaikovsky. O espetáculo tem lugar este sábado e tem início às 21h30. Eis o programa completo

O Out Jazz na reta final

O Out Jazz é já uma das tradições mais 'hip' de Lisboa. Música ao ar livre e bom tempo entre amigos ao final de domingo. A receita é infalível e é para tomar semanalmente. No mês de maio, o Out Jazz decorreu no Jardim da Torre de Belém. Em junho mudou-se para o Jardim do Campo Grande, em julho, foi a vez de o Jardim da Estrela se 'apresentar ao serviço'. Já em agosto foi a Ribeira das Naus o ponto de encontro. Agora há novo espaço a ter em conta neste mês de setembro: o Parque da Bela Vista. A música é sempre aos domingos e começa às 17h. Este fim-de-semana pode ouvir Ingombota e Spirit Talk.

Cinema ao ar livre... no zoo

Nas sextas-feiras do mês de setembro, para além dos sons habituais dos animais, vão ecoar no Jardim Zoológico efeitos sonoros cinematográficos. Não estranhe. O zoo de Lisboa vai ser palco de cinema ao ar livre no âmbito do Cinecidade. Esta sexta-feira pode assistir ao clássico 'O Feiticeiro de Oz'. O filme começa às 21h. O evento é gratuito, mas está limitado aos lugares existentes. Para garantir lugar para si e para a sua família, deverá levantar o seu bilhete no Centro de Apoio ao Visitante, junto à loja do Jardim Zoológico, na área de acesso livre, entre as 9h30 e as 19h, de segunda a quarta-feira na semana em que decorre a sessão. Pode saber mais aqui

Jazz na Praça

A 9ª edição do Jazz na Praça vai decorrer durante este mês e vai fazer-se no feminino. Organizado pela Junta de Freguesia da Penha de França, o Jazz na Praça vai acontecer na Praça Paiva Couceiro todas as sextas-feiras às 19h. Hoje pode ouvir Paula Sousa Trio. Depois dos concertos, a música não fica por aí. Há jam sessions a partir das 21h na cooperativa PENHA SCO. Pode conhecer a programação completa do Jazz na Praça aqui

Chapéus na Rua

Durante o fim de semana  pode ser surpreendido com alguém a fazer acrobacias na rua, principalmente se estiver a passar pelo Campo Mártires da Pátria ou pelo Largo do Intendente. Entre esta sexta-feira e domingo, a rua vai ser o palco de artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, teatro e música. Assim é o Chapéus na Rua, um festival que promete trazer muita animação às ruas da capital. Pode consultar aqui a programação

Grande Porto

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto vai estar nos Jardins do Palácio de Cristal até dia 22 deste mês. A edição deste ano homenageia Eduardo Lourenço e vai contar com debates, uma exposição, um ciclo de cinema, ações de programa educativo e de animação. E como é habitual muitos são os autores que vão passar pela Feira do Livro. Eis a programação

Treetop Walk 

A Fundação Serralves vai abrir este sábado o novo Treetop Walk, um percurso ao nível da copa das árvores e que vai permitir observar e estudar a fauna e a flora de Serralves. A fundação espera que este projeto tenha impacto ao nível da educação e conservação ambiental. Para marcar a abertura do percurso, a entrada é gratuita. As visitas fazem-se entre as 10h e as 20h.

O funk dos Beat'a'licious

Os sons do funk vão animar a noite desta sexta-feira no TASTY District. O concerto começa às 22h no sítio habitual, a porta nº 57 junto ao fim da linha do elétrico da Batalha. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há um Atelier de pintura, 'Sobreposições'. Decorrer entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório