Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Dois documentários sobre o artista Fernando Lemos exibidos em Lisboa

Dois documentários sobre o artista plástico e designer Fernando Lemos, um criado por Jorge Silva Melo e outro de Miguel Gonçalves Mendes e Victor Rocha, vão ser exibidos em setembro e outubro, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Dois documentários sobre o artista Fernando Lemos exibidos em Lisboa
Notícias ao Minuto

19:24 - 10/09/19 por Lusa

Cultura Documentários

De acordo com a programação do Museu do Design e da Moda (MUDE), a exibição dos dois documentários realiza-se no quadro da primeira exposição antológica de Fernando Lemos, como designer e artista gráfico, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde a mostra está patente, até 06 de outubro.

'Fernando Lemos - Como não é retrato?' (2017), de Jorge Silva Melo, será exibido a 20 de setembro, às 18:00, seguido de uma conversa com o realizador e a historiadora e investigadora em arte contemporânea Filomena Serra, moderada por Bárbara Coutinho, diretora do MUDE.

No dia 4 de outubro, à mesma hora, será exibido 'Retratação' (2019), filme realizado por Miguel Gonçalves Mendes e Victor Rocha, seguida de uma conversa com ambos, também moderada por Bárbara Coutinho.

Ainda no âmbito da programa MUDE "Fora de Portas", vão decorrer em setembro ateliês para crianças, visitas guiadas à exposição, e uma experiência teatral criada pela Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, sobre a obra de Fernando Lemos, a realizar no dia 28, às 18h00.

A exposição, inaugurada a 6 de junho, reúne 230 peças desta figura de referência da cultura portuguesa que conta já com 65 anos de trabalho dedicado ao design gráfico, uma faceta criadora de Fernando Lemos, de 93 anos, "ainda pouco conhecida do público", disse, na altura da inauguração, a diretora do MUDE, Bárbara Coutinho.

Foi da iniciativa da diretora do MUDE lançar o desafio a Fernando Lemos, quando o visitou em São Paulo, no Brasil, onde está radicado desde os anos 1950.

Bárbara Coutinho descobriu "caixas e caixas" de material de design na casa do artista, que foi analisado e estudado pelo curador da exposição 'Fernando Lemos Designer', o professor universitário e investigador brasileiro Chico Homem de Melo, e revela agora muitos inéditos.

No primeiro andar do Torreão Poente, o visitante encontra muitas das obras de design dispostas numa espécie de mesa expositiva branca, que serpenteia pelo espaço onde uma parte do chão foi coberto com um pó amarelo, para criar uma performance na descoberta da mostra.

Com entrada gratuita, a exposição tem design expositivo de P06 Atelier Nuno Gusmão, e estará patente no Torreão Poente.

Referência da cultura portuguesa e brasileira, Fernando Lemos continua a ser reconhecido, em Portugal, pela fotografia de inspiração surrealista, realizada entre 1949 e 1952, e, no Brasil, pelas suas pinturas e desenhos abstratos.

A sua obra ficou marcada pelos retratos captados de várias figuras da cultura portuguesa, como Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, Adolfo Casais Monteiro, Arpad Szenes, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny e Jorge de Sena.

Representado nos principais museus de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal e no Brasil, e em muitas coleções privadas, o seu trabalho em fotografia, pintura e desenho tem sido objeto de mostras individuais e integrado em inúmeras exposições coletivas.

Das suas mãos nasceram logótipos, livros (e uma editora de literatura infantil -- Giroflé), muitas ilustrações, cartazes, azulejos, murais, tapeçarias, estampas para tecidos, pavilhões expositivos.

Fernando Lemos, nascido em Portugal em 1926 e radicado no Brasil, para onde viajou para se libertar da ditadura de Oliveira Salazar, na década de 1950, foi também professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade de S. Paulo, e presidente da primeira Associação Brasileira de Design Industrial.

Esta exposição é a revelação de mais de seis décadas anos de pensamento, escrita, desenho e criatividade ao serviço da comunicação visual, sendo o resultado de um vasto trabalho de levantamento e estudo do curador convidado, Chico Homem de Melo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório