Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira

A Feira do Livro do Porto arranca hoje e decorre até 22 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal, com uma programação dedicada ao filósofo Eduardo Lourenço, cujo pensamento guia as várias vertentes artísticas presentes.

Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

07:58 - 06/09/19 por Lusa

Cultura Feira do Livro

Segundo o comissário, Nuno Artur Silva, esta programação é "um plano de encontros muito diverso", lê-se num texto de apresentação, e é o pensamento de Eduardo Lourenço que vai marcando uma programação que vai dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães às manifestações de orgulho 'gay', à poesia do século XXI, à identidade da Europa ou à globalização.

"Eis um mapa para melhor percebermos um jardim com muitos caminhos que se bifurcam: o nosso tempo", acrescenta.

A abertura oficial dá-se no sábado com uma sessão de homenagem a Eduardo Lourenço, com Lídia Jorge e Artur Santos Silva em conversa com Carlos Magno sobre o filósofo e ensaísta, pelas 18h00, uma hora depois de lhe ser atribuída uma Tília de Homenagem no jardim.

A programação arranca já hoje com o foco em António Jorge Gonçalves, que inaugura a exposição "Heroínas de Histórias Improváveis", pelas 17h00, duas horas depois do teatro de marionetas "Barriga da Baleia", inspirada na sua obra.

O encontro com o músico brasileiro Arnaldo Antunes (dos Titãs e Tribalistas), para falar sobre o Brasil, foi um dos destaques da apresentação, marcado para dia 15, pelas 19h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

O painel 'Escritores Contemporâneos em Tempos Conturbados', no dia 8 de setembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, junta os escritores José Eduardo Agualusa, Rui Zink, Isabela Figueiredo e Karina Sainz Borgo (Venezuela).

O Brexit e o populismo marcam um debate no dia 21, com Miguel Poiares Maduro, Bernardo Pires de Lima e Viriato Soromenho Marques, enquanto Boaventura Sousa Santos discute, no mesmo dia, o fenómeno de globalização, com o último dia de feira a contar com uma conversa entre Maria Filomena Molder e Anabela Mota Ribeiro sobre Eduardo Lourenço, pelas 19h00.

Hélia Correia fala sobre Agustina Bessa-Luís no dia 12, enquanto o espanhol Manuel Vilas conversa com João Gobern e Nuno Costa Santos no dia anterior.

O programa inclui ainda vários momentos de 'spoken word', uma delas com o 'rapper' Maze, dos Dealema, no dia 20, mas também várias 'lições', conferências de vários autores e investigadores sobre outros temas, e um programa de cinema.

Os cinco filmes exibidos dialogam com "alguns dos aspetos mais profundos da matriz identitária da Europa", num programa comissariado por Guilherme Blanc, da Câmara do Porto, e Joana Canas Marques, do Cineclube do Porto.

Paulo José Miranda lança uma biografia sobre o cineasta Manoel de Oliveira, no dia 22, enquanto Martinho Soares e Ana Paula Arnaut homenageiam Mário Cláudio pelos 50 anos de carreira na literatura, além do lançamento de 'O Essencial sobre Mário Cláudio'.

No dia 8, Miguel Gonçalves Mendes, Pilar del Rio e Siza Vieira conversam sobre o filme 'O Labirinto da Saudade', realizado por Gonçalves Mendes sobre Eduardo Lourenço, a seguir a um concerto de Noiserv.

Este ano, os Jardins do Palácio de Cristal e a Biblioteca Almeida Garrett voltam a receber um programa educativo e vários espetáculos para crianças e jovens, mas também concertos de jazz e uma performance concebida por Isabel Barros e Vítor Rua.

O orçamento da programação desta edição da Feira do Livro é de 62 mil euros, com um investimento de 88 mil euros para as infraestruturas e 15 mil euros para a animação infantil, acrescentou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Ao todo, serão 87 os expositores que estarão presentes nesta edição, divididos entre livrarias, editoras e instituições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório