Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:00 - 06/09/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

O mês de setembro apresenta para já uma programação muito semelhante ao de agosto, marcada por muita música e também cinema ao ar livre. 

Não sabe o que fazer neste fim de semana? O Notícias ao Minuto volta a reunir um conjunto de sugestões que poderão ser do seu agrado. 

Em Lisboa, o Rock in Rio vai celebrar o 15.º aniversário em Portugal e a festa vai ter lugar em Belém. A música, claro está, será o ingrediente principal, mas não vai ser o único. 

As noites de cinema ao ar livre vão continuar e desta feita num local diferente do habitual. Setembro vai trazer sextas de filmes no zoo de Lisboa. 

A Feira do Livro do Porto tem início esta sexta-feira e marca o regresso aos Jardins do Palácio de Cristal. A par da leitura, também pode pôr a música em dia. E que melhor palco na cidade do Porto do que a Avenida dos Aliados? Uma boa oportunidade para assistir aos concertos de duas orquestras. 

O Motelx está a chegar e decidiu organizar um warm up para os mais corajosos e para aqueles que não se incomodam com um ou outro susto. Por agora, não se assuste com as nossas propostas, são todas gratuitas. 

Grande Lisboa

Rock in Rio em Belém

O Rock in Rio vai celebrar 15 anos em Portugal, mas a prenda é para si. O que lhe parece se forem concertos da orquestra Symphonic_15, conduzida pelo maestro Rui Massena (hoje), da banda britânica James (dia 7) e de Ivete Sangalo (dia 8)? Se gostou, fique a saber que os concertos vão decorrer este fim de semana junto à Torre de Belém. Para além da música, também haverá espetáculos de videomapping e pirotecnia que vão contar a história destes 15 anos de Rock in Rio em solo português. Os concertos têm início às 21h15.

Warm Up Motelx

Antes do Motelx arrancar (de 10 a 15 de setembro), há um warm up para os dias de 'terror' que se vão seguir. Esta sexta-feira há um cine-concerto para ver. O pianista e compositor Filipe Raposo é o convidado para o cine-concerto intitulado 'Um Piano Afinado Pelo Medo' e que vai ter lugar no Convento de São Pedro de Alcântara. Em jeito de ritual iniciático, Raposo convocará à volta do seu piano, ladainhas ancestrais que povoam o nosso imaginário cinematográfico. O cine-concerto está agendado para as 21h30.

O Out Jazz na reta final

O Out Jazz é já uma das tradições mais 'hip' de Lisboa. Música ao ar livre e bom tempo entre amigos ao final de domingo. A receita é infalível e é para tomar semanalmente. No mês de maio, o Out Jazz decorreu no Jardim da Torre de Belém. Em junho mudou-se para o Jardim do Campo Grande, em julho, foi a vez de o Jardim da Estrela se 'apresentar ao serviço'. Já em agosto foi a Ribeira das Naus o ponto de encontro. Agora há novo espaço a ter em conta neste mês de setembro: o Parque da Bela Vista. A música é sempre aos domingos e começa às 17h. Este fim-de-semana pode ouvir FunkOffAndFly/Tiago (Musikum).

Cinema ao ar livre... no zoo

Nas sextas-feiras do mês de setembro, para além dos sons habituais dos animais, vão ecoar no Jardim Zoológico efeitos sonoros cinematográficos. Não estranhe. O zoo de Lisboa vai ser palco de cinema ao ar livre no âmbito do Cinecidade. 'Up-Altamente' vai estrear estas noites de cinema, que começam às 21h. O evento é gratuito, mas está limitado aos lugares existentes. Para garantir lugar para si e para a sua família, deverá levantar o seu bilhete no Centro de Apoio ao Visitante, junto à loja do Jardim Zoológico, na área de acesso livre, entre as 9h30 e as 19h, de segunda a quarta-feira na semana em que decorre a sessão. Pode saber mais aqui

Jazz na Praça

A 9ª edição do Jazz na Praça vai decorrer durante este mês e vai fazer-se no feminino. Organizado pela Junta de Freguesia da Penha de França, o Jazz na Praça vai acontecer na Praça Paiva Couceiro todas as sextas-feiras às 19h. Hoje pode ouvir Lena d'Água. Depois dos concertos, a música não fica por aí. Há jam sessions a partir das 21h na cooperativa PENHA SCO. Pode conhecer a programação completa do Jazz na Praça aqui

Há fado em São Vicente

Os Fados de São Vicente estão de regresso à escadaria da Igreja de São Vicente. Com uma mescla de fadistas mais consagrados e talentos promissores, silêncio que se vai cantar o fado! O Fados de São Vicente acontece este sábado e tem início às 21h30.

Grande Porto

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira e vai estar nos Jardins do Palácio de Cristal até dia 22 deste mês. A edição deste ano homenageia Eduardo Lourenço e vai contar com debates, uma exposição, um ciclo de cinema, ações de programa educativo e de animação. E como é habitual muitos são os autores que vão passar pela Feira do Livro. Eis a programação

Concertos nos Aliados

A Avenida dos Aliados vai ser palco de dois concertos de orquestras. A Orquestra no Património é uma iniciativa da Casa da Música. Esta sexta-feira a Orquestra Barroca regressa à emblemática avenida da Invicta e vai estar acompanhada pelo maestro, violinista e contratenor Dmitry Sinkovsky. No sábado é a vez da Orquestra Sinfónica centrar as atenções. Ambos os concertos começam às 22h. 

Festa da Interculturalidade

O Porto acolhe este sábado a Festa da Interculturalidade. Organizado pelo Espaço t, este evento vai ter lugar no largo da Igreja de São Ildefonso, na Batalha, entre as 14h30 e as 19h. Será uma tarde dedicada à Interculturalidade, onde pessoas e grupos de diferentes nacionalidades apresentarão momentos de música, dança, performance, artesanato, e passagem de modelos de trajes típicos de diferentes países. Mais informação sobre a Festa da Interculturalidade aqui

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há um Atelier de arquitetura, 'Vamos construir uma casa!'. Decorrer entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório