Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cantabile. Música de câmara de regresso a Lisboa e há concertos grátis

A décima edição do Festival Cantabile decorrerá de 21 a 27 de setembro.

Cantabile. Música de câmara de regresso a Lisboa e há concertos grátis
Notícias ao Minuto

20:14 - 03/09/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Festival Cantabile

Está de regresso à capital, de 21 a 27 de setembro, o Festival Cantabile, um dos mais importantes eventos de música de câmara do país. Por isso, aponte na sua agenda e não perca concertos protagonizados por solistas celebrizados na esfera nacional e internacional, como Maria - Elisabeth Lott, Diemut Poppen, Pavel Gomziakov, Matan Porat, Raúl da Costa e André Baleiro. E há concertos de entrada livre, que pode consultar aqui

Já quanto aos locais onde decorrem os concertos, o Festival Cantabile marcará presença nos 'palcos' mais icónicos da cidade lisboeta. Poderá então contar com música no Centro Cultural de Belém (21 de setembro), no Teatro Nacional de São Carlos (24 e 25 de setembro), no Convento dos Cardaes (27 de setembro) e na Casa Pia de Lisboa (23 de setembro).

Sob direção artística de Diemut Poppen, o Cantabile tem marcado os ritmos da metrópole. Em 2010, recorde-se, o Festival, sob a iniciativa do Goethe Institute, foi apresentado pela primeira vez.

Desde então, é seu apanágio oferecer uma "variedade de repertórios clássicos e modernos, que ligam épocas e cruzam obras dos mestres do passado com compositores contemporâneos como Rihm, Ligeti, Kurtag, Kancheli ou os portugueses Antonio Pinho Vargas e Luís Tinoco", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

De destacar que o Festival tem demonstrado uma crescente preocupação para a inclusão social, através da música, manifestada, por exemplo, através da oferta de instrumentos. "Este ano não é exceção e a Casa Pia será alvo de um programa pedagógico para os seus alunos de ensino artístico".

Este Festival conta ainda colaboração com grandes instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos ou os Palácios Nacionais de Sintra, Queluz e Mafra. É também de destacar o trabalho realizado com orquestras nacionais como a Orquestra Gulbenkian ou a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Notícias ao MinutoPrograma do Festival© Festival Cantabile

Recomendados para si

;
Campo obrigatório