Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Contentores incentivam reciclagem nas festas populares em Óbidos

Contentores decorados e copos reutilizáveis vão ser implementados nas festas populares do concelho de Óbidos a partir de setembro, no âmbito de um projeto que pretende mobilizar para as boas práticas ambientais através da criação artística.

Contentores incentivam reciclagem nas festas populares em Óbidos
Notícias ao Minuto

17:10 - 29/08/19 por Lusa

Cultura Óbidos

Denominado 'Eco-Fest', o projeto é uma iniciativa do núcleo ambiental do Espaço Ó -- Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, para colmar "algumas lacunas ao nível da reciclagem nas festas e eventos populares das localidades", explicou Ricardo Duque à agência Lusa.

Para o presidente da associação, o facto de Óbidos, no distrito de Leiria, ser "o segundo concelho do país [a seguir a Lisboa] com maior índice de reciclagem por habitante" justificava "avançar com um projeto de sensibilização para obter melhores resultados nos locais onde se realizam as festas populares".

O projeto lançado pelo Espaço Ó incide "na criação artística como forma de sensibilização das populações" e resultará, segundo Ricardo Duque, na colocação de "ecopontos artísticos" nas localidades, durante as festas.

Pintados por João Olivença, um dos impulsionadores da arte urbana na região das Caldas da Rainha, os contentores ostentam cada um "uma cara de uma pessoa, abrangendo três gerações", para passar a mensagem de que a reciclagem "é uma responsabilidade de todos", afirmou.

A iniciativa passará ainda pela aquisição, decoração e disponibilização, nos recintos das festas, de "copos reutilizáveis", os quais poderão, no final da noite, "ser devolvidos à organização em troca do valor que foi pago".

Ricardo Duque acredita que a medida "reduzirá em muito o uso de copos de plástico, contribuindo para uma maior limpeza e sustentabilidade".

O projeto será apresentado a todas as associações e entidades organizadoras de festas do concelho no dia 6 de setembro, data de arranque da festa da freguesia de Gaeiras, a primeira a ostentar os contentores artísticos e os copos reutilizáveis.

"Vamos ver qual a adesão das associações e comissões de festas para depois definir a quantidade de contentores e copos que terão de ser produzidos", disse o presidente do Espaço Ó, referindo que "o objetivo é disseminar pelas sete freguesias do concelho".

A associação investiu 2.000 euros na conceção artística do projeto e contou com a colaboração da Câmara de Óbidos na cedência dos três primeiros contentores.

O projeto será agora submetido a uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e Desporto para permitir um investimento estimado de cerca de 20 mil euros "para fazer ações de sensibilização e implementar boas práticas em todas festas".

A verba, estima Ricardo Duque, financiará o projeto "Eco-Fest" durante cinco ano, ao longo dos quais a venda dos copos reverterá para a reposição de materiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório