Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Festas da Amadora celebram 40 anos da criação do município

As festas da Amadora voltam a animar a cidade, de 6 a 15 de setembro, e assinalam este ano o 40.º aniversário da criação do município, com concertos, gastronomia, desporto, literatura, exposições e arte urbana, anunciou a autarquia.

Festas da Amadora celebram 40 anos da criação do município
Notícias ao Minuto

09:28 - 30/08/19 por Lusa

Cultura Cultura

Este ano, os cabeças de cartaz das festas da Amadora são os HMB (13 de setembro) e os Resistência (14 de setembro), acompanhados por duas propostas mais jovens MGDRV (13 de setembro) e Conjunto!Evite (14 de setembro), "que trazem consigo a carga irreverente da juventude", avançou a Câmara Municipal.

De entrada gratuita, os concertos vão ser realizados ao ar livre no Parque Central, adiantou a autarquia, considerando que "são já uma tradição, juntando muitas centenas de pessoas num espaço relvado em anfiteatro, que proporciona noites excelentes de verão".

Também no Parque Central, a cantata Lux Prima Spei 'O Amanhecer da Esperança' (11 de setembro), do compositor Pedro Teixeira da Silva, estreia-se na Amadora, com 135 elementos em palco, entre coralistas e músicos, que vão interpretar a obra do compositor nacional.

Além das iniciativas ao ar livre, está previsto um concerto em espaço fechado de Mayra Andrade (07 de setembro), que sobe ao palco do Cineteatro D. João V, para "aquecer a sala com os ritmos quentes da sua música e a envolvência sedutora da sua voz".

"Vamos festejar a Amadora!", apelou a Câmara Municipal, lembrando que as festas vão assinalar os 40 anos da criação do município.

No programa destacam-se, ainda, as iniciativas Conversas na Rua, com arte urbana em diversos espaços, o comboio turístico "Amadora em Festa", que vai percorrer algumas das ruas da cidade, a Festa dos Sabores, que inclui um certame onde vão estar representadas várias regiões do país com produtos gastronómicos, doçaria regional, tascas, bebidas, artesanato e diferentes momentos culturais.

Outras das iniciativas em agenda são a IV Festa do Livro da Amadora, o 17.º Festival Folclore, a Poesia na Rua e a atuação em conjunto, pela primeira vez, do Quorum Ballet e do Teatro dos Aloés, "numa perfeita simbiose do teatro com a dança".

Em termos desportivos, vai ser realizada a 8.ª Corrida Cidade da Amadora By Decathlon (08 de setembro), o Torneio Comemorativo do Aniversário da Cidade da Amadora em Ténis (14 e 15 de setembro) e o 31º Passeio de Cicloturismo Estrelas da Amadora (15 de setembro).

Conheça aqui a programação completa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório