Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Alfândega da Fé celebra uma década do Festival Sete Sóis Sete Luas

O município de Alfândega da Fé celebra, com espetáculos nos dias 06 e 13 de setembro, uma década da chegada a este concelho do distrito de Bragança do Festival Sete Sóis Sete Luas, informou hoje a Câmara Municipal.

Alfândega da Fé celebra uma década do Festival Sete Sóis Sete Luas
Notícias ao Minuto

18:02 - 26/08/19 por Lusa

Cultura Festival

Alfândega da Fé aderiu em 2010 à rede cultural deste festival internacional com 33 localidades de 13 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono, como recorda, numa nota de imprensa, a autarquia que é a única a integrar esta rede no Norte de Portugal.

Desde então, o final do verão é marcado na vila transmontana pelos ritmos de várias "latitudes e longitudes" como irá acontecer nas duas primeiras sextas-feiras de setembro.

Na noite de 06 de setembro atuam no Largo de São Sebastião a ORKESTRA POPULAR DES 7LUAS, composta por músicos de Portugal, Espanha, Guiné Bissau, Itália e Brasil, e também os grupos de cantares de Alfândega da Fé e Sambade, uma freguesia deste concelho.

A 13 de setembro chega de Cabo Verde a BRAVA 7LUAS BAND e a noite termina com o projeto 'O que é singular num coletivo?', resultado de uma parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro e a Escola de Música da Associação Musical de Alfândega da Fé.

O festival internacional Sete Sóis Sete Luas conta 27 edições repartidas por várias localidades com o propósito de promover o diálogo intercultural e divulgar a cultura e potencialidades das localidades e países participantes. De acordo com a autarquia de Alfândega da Fé, "o Sete Sóis Sete Luas faz das artes plásticas e da música popular contemporânea o instrumento privilegiado para a promoção turístico cultural dos diferentes países que o integram, mas também a gastronomia e os sabores destes locais se cruzam nesta festa da multiculturalidade".

"De Alfândega da Fé para todo o mundo, o chefe Marco Gomes, natural deste concelho, levou em julho, os sabores das terras transmontanas até Itália. Também cá já chegaram aromas e sabores dos vários países desta rede, intensos e ricos como as suas culturas", recorda o município.

Este festival começou por uma parceria entre Itália e Portugal e foi sendo alargado a países como a Grécia, Espanha, Cabo Verde, França, Marrocos, Israel, Croácia, Brasil, Roménia, Eslovénia e Tunísia.

O evento é feito de várias atividades como exposições, residência artísticas, laboratórios de criatividade, degustações e concertos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório