Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

'Patrick' de Gonçalo Waddington no Festival de San Sebastián

O filme 'Patrick', primeira longa-metragem de Gonçalo Waddington, foi selecionado para competir no Festival de Cinema de San Sebastián, que decorrerá de 20 a 28 de setembro, em Espanha, anunciou hoje a organização.

'Patrick' de Gonçalo Waddington no Festival de San Sebastián
Notícias ao Minuto

11:30 - 22/08/19 por Lusa

Cultura Cinema

O filme, uma coprodução entre Portugal e Alemanha descrita pelo festival como "a obra prima de um reconhecido ator português", foi escolhido para a competição pela Concha de Ouro para melhor filme da seleção oficial.

Escrito por Gonçalo Waddington e João Leitão, 'Patrick' conta a história de Mário, um menino de oito anos raptado no interior de Portugal na primavera de 1999, que reaparece 12 anos depois numa prisão em Paris com o nome de Patrick.

Quem é este rapaz e onde passou os últimos 12 anos da sua vida são as perguntas às quais vai responder este filme, o primeiro realizado por Gonçalo Waddington, que tem trabalhado como ator de cinema, teatro e televisão.

Mário/Patrick é interpretado por Hugo Fernandes, jovem ator franco-português, e do elenco fazem parte também Alba Baptista, Teresa Sobral, Carla Maciel, João Pedro Bénard, Adriano Carvalho, entre outros, segundo um comunicado da produtora O Som e a Fúria.

direção de fotografia é de Vasco Viana, o som de Olivier Blanc, música original de Bruno Pernadas, direção de arte de Nadia Henriques, os figurinos são de Peri de Bragança, a assistência à realização é de Emídio Miguel, e a montagem de Pedro Filipe Marques.

Esta coprodução teve o apoio financeiro, entre outros, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Fundo de Turismo e Cinema do Eurimages, Canal ZDF/Arte, do Programa Europa Criativa da União Europeia, e a participação da RTP.

O Festival Internacional de San Sebástian anunciou hoje também a presença em competição do filme 'Pacificado', de Paxton Winters (Brasil), com produção de Darren Aronofksy, que conta a história de uma jovem adolescente que tenta relacionar-se com o pai saído da prisão, durante os turbulentos tempos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No total, vão concorrer pela Concha de Ouro 17 longas-metragens, como 'Mientras dure la guerra', de Alejandro Amenábar, 'Zeroville', de James Franco (vencedor do festival em 2017 por 'The Disaster Artist'), 'Thalasso', de Guillaume Nicloux, que coloca de novo o escritor Michel Houellebecq perante as câmaras, para além de 'Blackbird', de Roger Michell, que fará a abertura da competição oficial.

Já antes, no âmbito da competição de cinema estudantil, tinha sido anunciada a seleção do português Tomás Paula Marques para o festival basco com a curta-metragem 'Em Caso de Fogo'.

Este ano, o festival de cinema de San Sebastián vai homenagear o realizador Costa-Gavras, que também será distinguido em Veneza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório