Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tradição do ‘Banho Santo’ regressa à praia da Manta Rota

Festividades em honra de São João da Degola contam ainda com concertos, bailes e fogo-de-artifício.

Tradição do ‘Banho Santo’ regressa à praia da Manta Rota
Notícias ao Minuto

21:00 - 20/08/19 por Notícias ao Minuto

Cultura Festividades

As festas em honra de São João da Degola regressam à praia de Manta Rota, no Algarve, até ao dia 31 de agosto. O programa conta com concertos, bailes e fogo-de-artifício, com o ponto alto a acontecer a 29 - o ‘Banho Santo’ no areal, pelas 11 horas.

“O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a história, São João Baptista foi degolado”, pode ler-se num comunicado enviado pela câmara de Vila Real de Santo António às redações.

“Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que se acreditava ser ‘santo’ e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique”, é recordado na mesma nota.  

No dia do ‘Banho Santo’, há ainda uma procissão e uma missa. À meia-noite, dá-se um espetáculo de fogo-de-artifício junto à praia.

No domingo, 25, vão ocorrer uma corrida e marcha desportiva que tem início pelas 9h30. Já os concertos acontecem sempre no largo do Posto de Turismo, a partir das 22 horas, até ao último dia da festa. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório